O deputado do sul Rodrigo Minotto reagiu na hora que foi anunciada a suspensão dos pagamentos das bolsas dos artigos 170 e 171 e hoje cedo acionou o celular para convencer o governador Moisés a voltar atrás. E conseguiu. Mostrou mais uma vez o seu trânsito no governo e o ótimo relacionamento com o governador.
Minotto coversou primeiro com o secretário da educação, o cricumense Natalino Uggioni, na condição de coordenador da Frente Parlamentar das Universidades na Assembleia Legislativa.
No começo da tarde, o governo anunciou que está mantido o calendário de execução do UNIEDU 2020, que representa dizer a confirmação dos pagamentos relativos as bolsas dos artigos 170 e 171.
O governo havia anunciado a suspensão temporária dos repasses em virtude da queda na arrecadação do estado provocada pela pandemia do coronavírus. Mas, não considerou que as universidades também estão sofrendo com queda de receita, porque aumentou a inadimplência, e sem os repasses dos artigos 170 e 171, estariam estourados todos os planejamentos/orçamentos, e praticamente inviabilizaria algumas delas.
Além disso, sem os repasses para as universidades, os alunos ficariam "devdedores" e poderiam ter o ano letivo comprometido.
Ainda bem que deu para fazer um "cavalo de pau" em cima da pista.