Prefeituras da Amrec, lideradas por Criciuma, acertaram ontem com o Governo do estado a alteração nos critérios para classificação das cidades e regiões sobre a situação da pandemia.
Com isso, será corrigida uma distorção que prevalece hoje, Criciúma e Amrec vão sair da condição de "risco gravíssimo", e um dos efeitos será a permissão para circulação dos ônibus.
O prefeito Clesio Salvaro assegurou, ontem à noite, que o entendimento com o Governo do estado, via secretaria da saúde, já está sacramentado, e agora depende apenas das adequações que a área técnica do Governo precisará fazer no modelo de avaliação das regiões.
Hoje em dia, Criciúma tem praticamente 100% de leitos de UTI ocupados, mas em torno de 50% é com pacientes de outras regiões. No modelo de avaliação do Governo, no entanto, é considerado que todos os pacientes são criciumenses,
Outra situação é que cidades com número maior de mortos por coronavírus, proporcionalmente, estão enquadradas como risco grave, situação mais branda que Criciúma.
Em cidades com situação de risco grave o transporte coletivo pode funcionar.
A expectativa dos prefeitos da Amrec é que a mudança deva ser encaminhada pelo Governo durante o dia de hoje, já valendo para o mapa que será anunciado amanhã.