Os três principais candidatos ao governo voltarão a se “encarar" em novo debate de rádio, hoje, a partir de 9h - Mauro Mariani (MDB), Gelson Merisio (PSD) e Décio Lima (PT).
Será o primeiro “embate" depois que duas pesquisas estaduais mostraram que Mauro Mariani (MDB) assumiu a liderança nas intenções de voto e Gelson Merisio (PSD) está em segundo.
Ontem à noite foi divulgada pesquisa pela RIC TV, realizada pelo Instituto RealTime.
Mostrou Mauro com 24% e Merisio 22%.
Eles estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro é de 3%. Comparando com a pesquisa anterior, cada um subiu quatro pontos.
Décio está em terceiro com 14%. Desceu dois pontos.
A primeira pesquisa foi divulgada no fim de semana pela NSC TV, feita pelo IBOPE. Os números foram muito parecidos. Mauro teve 21%, Merisio 18% e Décio 17%.
A tendência é Mariani e Merisio no segundo turno. Mas, a rigor, os três tem condições de passar para o segundo turno.
Mesmo Décio, que está 10 pontos atrás de Mariani na pesquisa do RealTime, ou quatro pontos conforme o IBOPE.
Ele pode ser beneficiado pela “onda Haddad”, que está crescendo na reta final.
Eleição pode ser considerada "aberta" pela multidão de indecisos, indefinidos ou inclinados a votar branco ou nulo. Pelo RealTime, mais de 30%. Pelo IBOPE, eles chegam a 35%.
Na semana passada, Merisio e Mariani não foram a outro debate estadual, realizado pela Rádio CBN, de Florianópolis.
Mas agora, com esse quadro, eles precisam ir e tem que endurecer o discurso. Não podem mais continuar evitando perguntas diretas aos adversários/concorrentes, nem fugindo ao exercício do contraditório.
Para eles é uma necessidade acabar com esse ambiente “morno" de campanha.
O debate de hoje será realizado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio (ACAERT) e retransmitido pela Som Maior FM, a partir de 9h.
Bolsonaro e Haddad na final
Pesquisa nacional do IBOPE, divulgada ontem à noite, confirmou o encaminhamento de disputa de segundo turno na eleição presidencial entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
Bolsonaro repetiu o mesmo percentual da pesquisa anterior - 28%.
Haddad subiu mais três pontos - 22%.
A diferença caiu para apenas seis pontos.
E Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado, tem metade do percentual de Haddad - 11%.
Para não acontecer
Só duas possibilidades podem impedir a disputa Bolsonaro x Haddad no segundo turno.
1 - Uma “bomba" de feito devastador.
2 - Uma migração de votos dos outros candidatos para Bolsonaro, para evitar uma possível vitória do PT no segundo turno.
Merisio decide amanhã
O candidato a governador Gelson Merisio (PSD) marcou para amanhã tomada de decisão sobre apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).
Ele está conversando internamente com os partidos da coligação e os principais aliados. Especialmente com PDT, PCdoB e Podemos, que tem candidatos a presidente da República ou vice.
Nas últimas pesquisas, Bolsonaro teve em torno de 50% das intenções de votos no estado.
Se vier a se decidir por Bolsonaro, Merisio sabe que pode perder alguns pontos, mas vai apostar em ganhar muito mais com a vinculação.
PP intensifica apoio a Merisio
Reunião na noite de ontem, em Morro da Fumaça (foto) intensifica o apoio do PP à coligação liderada por Gelson Merisio (PSD). O processo é liderado pelo prefeito Noi Coral e o vice Eduardo Guollo.
Vai sair
Prefeito Jorge Koch, de Orleans, anunciou ontem, final da tarde, que receberá amanhã o governador Eduardo Moreira para assinatura da ordem de serviço da obra de restauração da rodovia Orleans-Lauro Müller.
Hoje, Eduardo vai assinar ordens de serviço para obras em rodovias no Vale do Araranguá.
Agenda conjunta
Assim como já ocorreu em outras regiões, o governador Eduardo Moreira (MDB) irá acompanhar a primeira-dama, Nicole Torret Moreira, em compromissos da Fundação Nova Vida. Hoje, eles irão percorrer municípios do Extremo Sul: Sombrio, Turvo e Meleiro. Amanhã, estarão em Criciúma e Nova Veneza.