Hoje, um dia importante para a região e para Santa Catarina.
A Secretaria de Educação do Estado recebeu os reitores de Santa Catarina, das universidade comunitárias, que conheceram o projeto Faculdade Gratuita que o governo protocola na Assembleia Legislativa nesta semana.
Ontem, Jorginho Mello esteve aqui no Sul. Pela manhã, ele foi ao Santuário de Içara, em uma celebração religiosa.
O projeto prevê mais ou menos aquilo que nós projetávamos. Ele vai tratar de alguns requisitos e garantir alguns recursos. Não é universidade gratuita para todos. Mas, para todos que precisam.
Então, há alguns critérios.
O primeiro, será beneficiado quem morar em Santa Catarina há pelo menos cinco anos.
Segundo, serão beneficiados aqueles que têm uma renda de até dez salários-mínimos, para todos os cursos, exceto medicina.
Outros critérios estão estabelecidos. É um projeto completo, que foi montado pela área técnica da Secretaria de Educação.
Ele deve ser protocolado nesta semana. A partir daí, é a habilidade do governo em convencer os demais deputados e discutir tudo isso nas comissões da Casa.
Executado isso, será a maior obra do Governo Jorginho Mello, mas tem checar, comparar e fazer relação entre o que foi prometido na campanha e o que está sendo entregue.
Pelo o que está sendo colocado, está mais ou menos na sintonia.
O projeto Faculdade Gratuita vai, efetivamente, sair do papel. Hoje, foi apresentado aos reitores do sistema Acafe e, provavelmente, até quarta-feira, será entregue na Assembleia.
Essa semana sair do forno e a expectativa é positiva!
Ouça o comentário completo no Ponto Final: