A operação realizada hoje pela Polícia Civil em Urussanga, comandada pelo delegado Ulisses Gabriel, teve como alvo principal o grupo político ligado ao prefeito afastado Gustavo Cancelier.
Foram afastados das funções três vereadores, todos ligados ao prefeito afastado - os vereadores Bonetinho, presidente da Câmara, Taliano, vice-presidente, e Fabiano.
Como o presidente e vice da Câmara foram afastados, o primeiro secretário, Beto Cabeludo, assume o comando da Câmara.
Os servidores da prefeitura que foram afastados de suas funções também foram nomeados ou tem relações próximas com Cancelier.
A operação é desdobramento de investigações de irregularidades e ilicitudes que vem sendo encaminhadas desde maio de 2021 no âmbito da fundação municipal de meio ambiente.
Trata-se de mais um duro golpe no grupo político do prefeito Gustavo Cancelier. Nos bastidores já está sendo retomada a discussão sobre a possibilidade de a Câmara de vereadores encaminhar processo de cassação do seu mandato.
Urussanga vai terminar o ano como começou - com polícia na prefeitura.
Mas, desta vez, a polícia civil também fez operação na Câmara de vereadores.
A opertação de hoje cumpriu mandados de busca e apreensão em duas secretarias municipais (agricultura e educação), diretoria de licitações e fundação de meio ambiente, em residências de empresários e servidores publicos, em empresas prestadoras de serviços e em gabinetes da Câmara de vereadores.