Depois da reação da comunidade de São Domingos, a Prefeitura de Criciúma acaba de anunciar por nota oficial recuo em relação à decisão de fechar a escola que funciona na comunidade.
Decisão foi anunciada pelo prefeito Clésio Salvaro em reunião com a comunidade sem o secretário municipal de educação, professor Celito Cardoso.
O secretário participou de reunião mais cedo com a equipe pedagógica e o prefeito. Mas, decidiu não participar da reunião com a comunidade.
Na quinta-feira à noite, uma primeira reunião foi realizada na comunidade de São Domingos com representantes da secretaria municipal de educação para esclarecimentos sobre a intenção do governo municipal de fechar a escola.
Moradores e pais de alunos reagiram, e não aceitaram. Apresentaram dados para defender a manutenção da escola.
Os representantes da secretaria apresentaram como argumento o baixo número de alunos (81 atualmente), a existência ainda de turmas multiseriadas, a dificuldade de ampliação da estrutura existente e os resultados do IDEB abaixo da média municipal.
Com o fechamento, os alunos seriam deslocados para outras escolas no Bairro Quarta Linha.
A comunidade manifestou-se contrária ao fechamento da unidade escolar, existente faz quase 70 anos. Como argumentos contrários, apresentaram um crescimento do bairro 2,5 vezes maior do que o crescimento médio do município, resultados em outros processos de avaliação da educação maiores que a média municipal, e o prejuízo se fechar a unidade escolar para a comunidade, uma vez que todos se sentem parte e responsáveis pela mesma.
Sem acordo na reunião, o prefeito Clésio Salvaro trouxe o assunto para o seu gabinete e convocou nova reunião para hoje, 17h, com representantes do Bairro.
A reunião de hoje foi realizada no salão Ouro Negro e após pouco mais de 1 hora foi feito o comunicado que a escola vai continuar funcionando.
Abaixo, a nota oficial distribuída pela Prefeitura:
NOTA OFICIAL | Prefeitura Municipal de Criciúma
O Governo do Município comunica que a Escola Municipal de Educação Básica Augusto Pavei, no bairro São Domingos, permanecerá em funcionamento.
A definição foi discutida na tarde deste domingo (23) em reunião com a comunidade escolar, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Na ocasião, a Administração Municipal destacou os benefícios de uma possível readequação dos alunos, em instituições próximas, com estrutura ampla e melhores condições de ensino-aprendizagem. Entretanto, definiu pela continuidade do funcionamento do espaço, em conformidade aos anseios da comunidade escolar.