PSB continua reagindo à escolha pessoal do candidato a governador da Frente, Décio Lima (PT), pela empresária Bia Bargas (PSB), de Içara, para ser a sua vice.
O presidente do diretório de Criciúma, Flaviano Pescador, acaba de distribuir nota oficial de forte conteúdo, onde critica diretamente Décio Lima, e sustenta que o partido tem que ter sua autonomia preservada e respeitados os nomes escolhidos para representá-lo.
Na convenção do PSB, na sexta-feira, os nomes apresentados para vice foram Marcelei Vignati, de Chapecó, e Rodrigo Bornhoudt, de Joinville. Décio e o comando da Frente poderiam escolher um dos dois. Mas, Décio decidiu por Bia, que não foi indicada pelo partido.
Na sua nota, o presidente do PSB de Criciúma diz que o partido foi desrespeitado e questiona a postura de Décio Lima:
"... conduta não é adequada para quem quer governar a máquina, as contas, o patrimônio e principalmente a vida dos catarinenses. O PSB quer ser sócio de um modelo de governo ético, transparente e de eficiência que possa contribuir com ações que melhorem a vida das pessoas em todas as áreas".
Abaixo, a nota na íntegra do PSB de Criciúma:
"O Partido Socialista Brasileiro de Criciúma vem por meio desta manifestar publicamente sua posição contrária e de indignação quanto ao fato do candidato a governador do Partido dos Trabalhadores querer impor um nome para composição da majoritária (vice governador) que não foi indicado oficialmente pelo PSB, e passando assim, por cima de instâncias partidárias construídas coletivamente e dentro da legalidade.
Como a justiça eleitoral determina, o PSB de Santa Catarina seguiu todos os trâmites legais, e através de convenção estadual realizada no último dia 05/08/2022, indicou dois nomes para que, dentre estes, a Frente Democrática escolhesse um para o cargo de Vice Governador e, se possível, o outro na segunda vaga de senado, sendo essa a posição oficial do partido.
Representando o diretório municipal (PSB de Criciúma não é comissão provisória) e como Presidente do PSB na maior cidade do Sul, vejo tal atitude como preocupante e de total falta de respeito a um partido como o PSB que completou no último dia 06 de agosto 75 anos, e que tem em seus quadros combatentes líderes que lutaram e lutam pela democracia, e são completamente contrários a regimes totalitários em qualquer esfera.
Por fim não reconhecemos qualquer nome que não tenha sido escolha ou indicação oficial do PSB e que fique registrado que essa conduta não é adequada para quem quer governar a máquina, as contas, o patrimônio e principalmente a vida dos catarinenses. O PSB quer ser sócio de um modelo de governo ético, transparente e de eficiência que possa contribuir com ações que melhorem a vida das pessoas em todas as áreas.
Tenho certeza que a prudência falará mais alto, pois todos nós do quadrante da esquerda sabemos que a democracia e as leis devem ser soberanas, e juntos combateremos qualquer tipo de violação ou ilegalidades contra a população catarinense.
Flaviano Pescador Presidente Municipal do PSB Criciúma"