Mais um desdobramento da prévia do MDB em Içara - o PSD foi hoje à tarde ao prefeito Murialdo Gastaldon fazer a "entrega dos cargos".
Na prática, foi o primeiro passo para o desembarque do partido do Governo municipal.
Na reunião de hoje, o presidente do PSD, Anselmo Freitas, e o vereador Alex Michels, candidato do partido a prefeito, comunicaram que os cargos de primeiro escalão que eram "da cota" do PSD estão liberados (secretarias de ação social e agricultura, e direção da fundação municipal de esportes).
O presidente do MDB, Fernando Mazucheti, chamado por Murialdo, participou da reunião.
O PSD evitou usar o termo "desembarque", mas é o que começa a acontecer.
O movimento tem relação direta com o resultado da convenção do MDB e compromissos políticos que haviam sido alinhados com o prefeito Murialdo e que acabaram não sendo confirmados.
Depois da prévia do MDB, o PSD primeiro fez anúncio confirmando a candidatura de Alex a prefeito e levantando a possibilidade de chapa pura, com Anselmo de vice.
Agora, entregou os cargos que ocupava na prefeitura.
O PSD está gradativamente se descolando do MDB, rompendo uma aliança de praticamente oito anos na cidade.
Além da chapa pura, há sinais de possível entendimento do PSD com o PP de Dalvania Cardoso e com o PL dos ex-emedebistas Toninho de Mello e Adilton Tramontin.
O PSD pode fechar aliança com o PP, ou com o PL, ou com os dois juntos.
Há conversações também com o PSDB, algumas intermediadas (e estimuladas) pelo prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro.
Hoje, a projeção da eleição em Içara tem três chapas especuladas:
Arnaldinho Lodeti/MDB com Valdelir Da Rolt/PSDB de vice, Alex Michels/PSD com Anselmo Freitas/PSD de vice e Dalvania Cardoso/PP com Toninho de Mello/PL de vice.