Boa notícia para fechar a semana no Sul. Saiu a ASV (Autorização para Supressão de Vegetação), que é a licença que faltava para encaminhamento das obras de pavimentação na Serra do Faxinal, o caminho para os Canyons em Praia Grande.
O prefeito Fanica foi comunicado que o ICMBio expediu hoje o documento de liberação, em Brasilia. Na seqüência, o IBAMA faz liberação formal da licença.
O deputado José Milton Scheffer recebeu o documento em Florianópolis e levou pessoalmente ao prefeito, em Praia Grande.
Desde agosto de 2022 que a empresa contratada pelo estado para fazer a pavimentação, a Fraga Engenharia, está com máquinas no trecho, mas não consegue encaminhar as obras porque falta a ASV, que representa liberação para cortar o mato nas margens da rodovia.
O documento ficou "preso" no Governo Federal por mais ou menos dois anos. Não tramitou até o início do ano.
Com a troca do governo, os novos dirigentes do Ibama e ICMBio assumiram compromisso de liberar de imediato porque todos os requisitos foram cumpridos e estava tudo de acordo.Faz 10 dias foi emitida a guia para o governo do estado pagar (R$ 60 mil), pagamento foi feito na sexta-feira da semana passada, ontem o prefeito Fanica conversou com o presidente do Ibama e encaminhou comprovanete de pagamento.
Hoje, foi liberado o documento do ICMBIO.
Pela formalidade, o ICMBio dá sinal verde e o Ibama libera a licença.
O dia é de comemoração em Praia Grande.
As máquinas devem "roncar" na rodovia a partir de segunda-feira.
A pavimentação da Serra do Faxinal é fundamental para a consolidação de Praia Grande como polo de turismo do Sul, pelos canyons e os voos de balão.
Veja o documento:
Ministério do Meio Ambiente - Serra do Faxinal by 4oito on Scribd