O principal “cabo eleitoral” de Criciuma, prefeito Clesio Salvaro, PSDB, que venceu eleição em 2016 com quase 80% dos votos, será pouco visto na campanha de 2018. O seu envolvimento será apenas nas “horas de folga”.
Salvaro confirmou ontem que não abre mão de cumprir expediente normal na prefeitura, que é de 12h/dia, e só aceitará se envolver na campanha depois disso.
Sem Salvaro, a campanha de Mauro Mariani/Napoleão Bernardes perde força.
Na pesquisa do Instituto IPC em Criciuma, divulgada ontem pela Tribuna e Som Maior FM, Mauro Mariani já apareceu em terceiro, ultrapassado por Gelson Merisio, PSD.
Na pesquisa de agosto, Mauro estava em segundo lugar.
Mas, o prefeito não admite que os problemas da campanha tenham a ser com o sua distanciamento.
- “A questão não está no Clésio, eu sou um entre tantos, o MDB tem aqui (Criciúma) o governador do estado (Eduardo Moreira), três deputados, cinco vereadores, secretários de estado e ocupantes de importantes cargos no governo, e eles saberão colocar a campanha na rua”, afirmou.
O prefeito disse ter sido informado que algumas correções estão sendo feitas nos programas de televisão e na condição da campanha para mobilizar a militância na rua. “E precisam ser feitas imediatamente”, acrescentou
A impressão é que a postura “protocolar” de Salvaro em relação a campanha não é isolada. Outros prefeitos de MDB e PSDB estão mais ou menos na mesma condição.
No domingo à noite foi convocada uma reunião com os quatro prefeitos de MDB e dois do PSDB da região. Só apareceram os dois do PSDB, Salvaro e Rogério Frigo (Nova Veneza), e um do MDB, Jairo Custodio (Rincão).
Na pesquisa do Instituto IPC, Décio Lima, PT, manteve-se em primeiro lugar, posição já tinha alcançado em agosto.
Na tela
Gelson Merisio, PSD, que passou Mariani na pesquisa, não tem o engajamento do seu partido na cidade e não tem militância na rua.
O seu crescimento pode ser resultado do programa de televisão, que está melhor, mais objetivo.
A liga
Quanto a Décio Lima, PT, o liderança na pesquisa também não pode ser atribuído ao trabalho de campanha dos petistas, porque hoje são poucos na cidade. Pode ser a vinculação com Lula e Haddad
Vai mudar
Na segunda-feira à noite, em Florianópolis, foi feita mais uma reunião do comando estadual da campanha de Mauro Mariani, MDB.
Teriam definido as mudanças no programa de televisão e alguns ajustes na campanha.
Senado
A pesquisa do Instituto IPC para o senado não traz novidade em relação aos primeiros colocados. Continuamos mesmos comparando com a pesquisa de agosto. Pela ordem, Esperidião Amin/PP, Raimundo Colombo/PSD e Paulo Bauer/PSDB.
A mudança se deu nos percentuais. Para menos. Os três tiveram queda.
Mas ainda é muito grande o percentual de indecisos e indefinidos para o senado.
Merisio com Bolsonaro
O prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon, foi expulso ontem do PSB, em decisão da direção nacional, porque anunciou apoio para candidatura de Jair Bolsonaro a presidente.
Mas, Bulligon cumpre uma missão política.
Faz o movimento em sintonia com Gelson Merisio, seu amigo pessoal e aliado politico.
Bulligon vai “na frente” para fazer a ponte entre Merisio e Bolsonaro para o segundo turno.
MDB conversa com PT
A ex-ministra Ideli Salvati, PT, repete estratégia que a levou ao senado em 2002. Nos bastidores, trata com políticos de outros partidos sobre o “segundo voto”.
Conversa principalmente com políticos do MDB. Por inevitável, trata de eventual “troca de apoio” no segundo turno.
Ele disse na segunda-feira, quando esteve na redação de A Tribuna, que foi um equivoco do PT não ter aceitado participar do governo de Luiz Henrique da Silveira, MDB, para participar do seu governo em 2003.
O apoio de Lula foi decisivo para eleição de Luiz Henrique.
Pesquisa Ibope
A pesquisa do Ibope divulgada ontem a noite confirmou a movimentação dos votos de Lula para Haddad, PT.
O candidato do PT subiu 11 pontos em uma semana.
Jair Bolsonaro também subiu - 2 pontos.
Os números: Bolsonaro 28% x Haddad 19%.
O terceiro é Ciro Gomes com 11%.
A eleição presidencial está encaminhada para um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. A conferir, quanto Haddad ainda vai subir.
Ada TV
A deputada estadual Ada De Luca, MDB, candidata à reeleição, lançou uma nova plataforma de comunicação.
Além das redes sociais e do aplicativo para celulares e tablets, a campanha passa a apresentar conteúdos através da Ada TV, um canal no YouTube.
Nos vídeos, a apresentação fica por conta de um blogueiro.
Troca de comando
A Irma Libera Mezari deixa a direção do hospital São José em outubro.
Ela ficou no total 12 anos no cargo.
Teve um intervalo quando a Irmã Libera assumiu como Madre Superiora da Província da Congregação religiosa.
O seu período de direção foi o mais importante na historia do hospital São José, o maior da região.
Foi quando o hospital teve sua maior ampliação e conseguiu os maiores investimentos.
Lado a lado
Pela primeira vez, o governador Eduardo Moreira participou da entrega de doações feita pela Fundação Nova Vida, presidida pela primeira-dama Nicole Torret Moreira.
Em São Lourenço do Oeste, ontem, foram entregues 13 cadeiras de rodas, oito óculos de grau para idosos e adolescentes, além de kits de artesanato para grupos de mães.
Depois, em Caçador, foi inaugurado o playground do Centro Social Marista.