O ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, está na região, esteve ontem no Parlatório, nossa live de toda segunda-feira.
Ele disse que o Sul do estado precisa de um choque de desenvolvimento para que a região não fique muito para trás, porque isso pode gerar um desequilíbrio no Estado.
Isso implica em tratamento especial, diferenciado, para o Sul do estado, para evitar o alargamento deste distanciamento com as demais regiões, a ponto de provocar o tal desequilíbrio no estado.
Mas nenhum dos candidatos apresentou até agora um projeto efetivo para algo parecido com um choque desenvolvimento no Sul do estado.
A campanha está na reta final, a partir de hoje menos de 20 dias para a eleição, e até hoje nenhum dos candidatos ao governo apresentou proposta que possa gerar algo semelhante a um choque de desenvolvimento no Sul do estado.
Todos estão tratando o Sul como todas as outras regiões, nenhum tratamento especial
Nenhum dos candidatos assumiu um compromisso com as prioridades apontadas pelas entidades e universidades da região.
Todos, ou quase todos, estiveram na Acic, pegaram a cartilha do setor produtivo, ouviram atentamente todos os argumentos e dados.
Mas, ficou nisso.
Sem compromisso assumido.
A campanha não pode ficar apenas na disputa entre times.
Isso não é campeonato, em que o objetivo final é a vitória, o título e a taça.
A campanha é o momento para tratar das pautas que interessam para fazer a região melhor e mais forte, com geração de emprego e renda, e melhor qualidade vida.
Mas, tem que ir além disso.
Na campanha, tem que garantir compromissos dos candidatos.
Com compromissos assumidos, tem o que cobrar depois.
Sem compromissos, nenhuma garantia de ações para atender as pautas da região.
Tem pouco mais de duas semanas de campanha pela frente.
Ainda dá tempo.
É preciso que todos cobrem compromissos dos candidatos com a região.
O eleitor na rua.
Os representantes das entidades, os prefeitos, vereadores e empresários que receberem os candidatos.
E registrar os compromissos que eventualmente venham a ser assumidos.
Tornar públicos os compromissos que por ventura venham a ser assumidos.
Não se pode perder a oportunidade de fazer uma campanha produtiva.
Não se pode permitir que a campanha seja apenas uma disputa entre times.
Isso não interessa ao cidadão pagador de impostos.
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