O que estava encaminhado desde o final de 2022 foi consumado hoje. O deputado do sul Rodrigo Minotto assumiu a prediência estadual do PDT.
Ele assume primeiro de forma interina, para ser oficializado em seguida pela direção nacional do partido.
A missão de Minotto é substituir Manoel Dias, uma liderança histórica do PDT.
Deputado cassado pela ditadura militar na década de 70, líder trabahista de primeira hora, ele estava na recepção à Leonel Brizola quando da sua volta do exílio, e desde então esteve sempre ao seu lado em todos embates.
Esteve com Brizola no PTB, depois na fundação do PDT e em todos os movimentos políticos. Foi dos politicos mais próximos pessoal e politicamente.
Quando Brizola foi governdor do Rio, Maneca foi nomeado presidente do BANERJ.
Desde o ano passado, Manoel Dias dava sinais de encaminhar "aposentadoria".
Na convenção estadual do partido que aprovou candidatura de Jorge Boeira ao governo, em 2022, fez discurso emocionado, chorou, e disse que poderia ser sua ultima convenção.
No ambiente do PDT a passagem de comando de Maneca para Minotto era tratada como fato consumado. Aconteceu hoje.
Ao assumir, Minotto disse:
“É um desafio partidário enorme que assumo, com a responsabilidade que me cabe pelos 30 anos de história que tenho dentro do PDT. Vamos trabalhar muito para buscar novas filiações, fazendo a construção partidária por todo o Estado, desenvolvendo uma gestão democrática e visando o crescimento para as eleições municipais de 2024".