A eleição deixou algumas surpresas. Algumas positivas, outras negativas.
A derrota do governador Carlos Moisés (Republicanos) que foi atropelado por Décio Lima (PT) e ficou fora do segundo turno foi uma delas.
Outra, foi a derrota de Raimundo Colombo (PSD), que tinha eleição encaminhado ao senado, mas foi surpreendido por Jorge Seif (PL), eleito o senador mais jovem da história de Santa Catarina.
Na região, surpreendeu a derrota da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), que diminuiu votação em relação a 2018 e não se reelegeu.
A não eleição de Acélio Casagrande (PSDB) também chamou a atenção.
De outro lado, entre as surpresas positivas, a eleição de Julia Zanatta (PL) como deputada federal e Tiago Zilli (MDB), ex-prefeito de Turvo, deputado estadual.
O sul do estado elegeu três deputados federais, todos de Criciúma. Ricardo Guidi (PSD) e Daniel Freitas (PL) reeleitos, e Julia Zanatta.
A região elegeu oito deputados estaduais. Julio Garcia (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), José Milton Scheffer (PP), Jessé Lopes (PL) e Volnei Weber (MDB), reeleitos, e mais Tiago Zilli (MDB), Pepê Collaço (PP) e Estener Soratto (PL).
Entre os derrotados na eleição, o ex-prefeito Márcio Burigo (União Brasil), que não se elegeu deputado estadual, e o prefeito Clesio Salvaro (PSDB), uma vez que os seus candidatos foram derrotados (Acélio Casagrande, Geovânia de Sá e Esperidião Amin).
Na mesma lista devem ser incluídos os deputados estaduais do MDB, Luiz Fernando Vampiro e Ada de Luca, que tentaram eleição para federal e ficaram na estrada.