O prefeito Clésio Salvaro encaminha hoje à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para a reforma da previdência dos servidores municipais. Até amanhã, o prefeito deve convocar sessão extraordinária para análise e votação da matéria. Provavelmente para sexta-feira, 20. O projeto vem sendo estudado pela equipe técnica da prefeitura, coordenada pela procuradora geral, a advogada Ana Cristina Youssef. Foi concluído ontem, depois de reunião com o CriciumaPrev. Hoje, o prefeito deve marcar reunião com todos os vereadores para apresentar o projeto. Entre as mudanças previstas, está o aumento da contribuição dos servidores de 11% para 14%.
A expetativa do prefeito Salvaro é que a reforma da previdência que tramitou no Congresso Nacional envolvesse todas as instâncias do poder público. Seria o ideal. Até para evitar regras diferentes entre estados e municípios. Mas, os deputados federais e senadores excluiriam estados e municípios, mas estabelecendo que todos devem ter suas reformas aprovadas até o primeiro semestre de 2020.
O governador Carlos Moisés já encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto para reforma da previdência dos servidores do estado. Queria que fosse aprovada ainda em 2019. Mas, os deputados estaduais postergaram para fevereiro de 2020. A reforma da previdência dos servidores do município deve ser a matéria mais importante tratada na Câmara de Criciuma no segundo semestre do ano que vem.