O deputado criciumense Luiz Fernando Vampiro, MDB, não fez nenhum movimento para isso, e nem gostaria que acontecesse. Pelo menos agora. Mas, ele é o mais forte candidato para ser o novo líder do governo Moisés na Assembleia Legislativa.
A base de apoio do governador Moisés na Assembleia está se desintegrando. A cada dia, uma perda. Depois que a maioria da bancada do PSL rompeu com ele, parece que desandou.
Ontem, o último deputado do PL pulou fora.
Até semana passada, o governador tinha 26 deputados fechados com ele em plenário. Era a maioria, com cinco votos de “folga”. Hoje, tem menos. Provavelmente, já perdeu a maioria. O líder de governo entregou o cargo.
Para contornar a situação, Moisés precisa de um deputado mais experiente, com trânsito e relações em todas as bancadas, com facilidade para encaminhar os assuntos de interesse do governo na Assembleia.
Mas, restam poucas alternativas para o governador.
Três nomes eram especulados ontem na Assembleia. Dois deles, deputados do sul de segundo mandato. Vampiro e Rodrigo Minotto, PDT. Além deles, era citada a deputada Paulinha, PDT. Os três são próximos do governador.
A vantagem de Vampiro é ser do MDB, maior bancada na Assembleia. Além disso, Moisés e Vampiro vão estar reunidos na terça-feira pela manhã. A pauta original é outra, mas podem tratar da liderança.