Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A Psicologia Financeira (Morgan Housel) [dica de livro]

A primeira das dicas de livros que vou apresentar semanalmente não poderia ser outra...

Por Arthur Lessa 25/05/2023 - 21:39 Atualizado em 09/06/2023 - 11:07

A partir desta quinta-feira vou trazer toda semana uma dica de livro aqui e no 60 Minutos. Normalmente serão livros que já li, mas podem ser também livros indicados por conhecidos (que serão citados) ou até alguns que eu não tenha lido ainda mais tenha ouvido falar.

Pra começar bem, e respondendo a um pedido no Instagram por um livro sobre autoconhecimento, a dica de hoje é o livro A Psicologia Financeira, de Morgan Housel. Além de ser talvez o melhor livro sobre finanças que li até hoje, ele ficou de fora da lista da última Book Friday.

Nesse livro Housel deixa claro que o sucesso na gestão do dinheiro está mais relacionado ao que se faz do que ao que se sabe. Em poucas palavras, o comportamento é mais importante que o conhecimento.

Mas você se engana se pensa que, por conta da minha rasa explicação acima, este é um livro de autoajuda, do tipo "você só precisa querer" ou "deseje com intensidade e o Universo lhe recompensará". O livro tem, sim, muitas informações matemáticas e estatísticas, mas não apresenta aquelas situações de livro de física de escola, em que se eliminam todas as variáveis e, em "condições normais de temperatura e pressão", este ou aquele é o modo mais eficiente de investir no ativo X e na hora Y para se aposentar em Z anos. 

Ao contrário, a construção dos capítulos ressalta as variáveis intrínsecas à nossa mente primitiva e instável e, trazendo-as à luz, nos ensina como a nossa própria cabeça pode ser nosso maior inimigo, seja por ganância, ansiedade, comparações sociais e tantos outros vieses comportamentais que atormentam a vida humana.

Um trecho do primeiro capítulo, intitulado "Ninguém é Maluco", o autor explica que: 

Em tese, as pessoas deveriam tomar decisões quanto a investimentos com base nos seus objetivos pessoais e nas particularidades de cada opção de investimento disponível naquele momento.

Porém, não é isso que acontece. 

Os economistas descobriram que as decisões sobre investimentos mais importantes da vida das pessoas estão fortemente ancoradas nas experiências que elas tiveram na própria geração sobretudo nas do inicio das suas vidas adultas.

Entre os casos que ilustram essa relação de comportamento com sucesso está a história do milionário americano Ronald Read, que, mesmo tendo sido "apenas" mecânico e faxineiro e sem ganhar nenhuma bolada e loteria ou algo do tipo, morreu com patrimônio aproximado de R$ 8 milhões, dos quais mais da metade foi destinada ao hospital e a biblioteca da sua cidade.

Sem nenhum conhecimento apurado da dinâmica do mercado financeiro, análise de ativos e gráficos de tendências, o pacato veterano de guerra passou anos apenas comprando ações e esperando o tempo fazer sua mágica. 

Essa é só uma das histórias apresentadas nesse livro indispensável para qualquer investidor, independente do patrimônio, da experiência e do conhecimento técnico. Como me disseram há uns dias, é o tipo de livro que deve ser relido todo ano.

Te convenci a comprar A Psicologia Financeira, de Morgan Housel? Se sim, clique aqui e compre seu livro.

*DISCLAIMER: Os links para compra apresentados nesse texto me rendem comissões pelas vendas como parte do programa Associados Amazon. Vale ressaltar que o preço final não sofre nenhuma alteração por conta dessa parceria. A única diferença é você entender que se eu mereço ou não ser remunerado pela indicação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito