Aconteceu nesta terça-feira (23), em Porto Alegre, a cerimônia de premiação do 25º Prêmio Açorianos de Literatura de 2018, que registra os livros que mais se destacaram em 2018. A cerimônia foi realizada no Teatro Renascença, pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenação da Literatura e Humanidades.
Entre as obras premiadas está o livro Hoje Eu Venci o Câncer, do jornalista David Coimbra, do Grupo RBS, gaúcho de nascimento, mas com passagem destacada pelos veículos de imprensa de Criciúma nas décadas de 80 e 90.
O livro, lançado no início de 2018, começou a nascer quando David, diagnosticado com um grave tumor em 2013, foi informado de que teria pouco tempo de vida. Em meio ao turbilhão de sentimentos e com a perspectiva de que teria pouco tempo para ver o desenvolvimento do filho, ele encontrou a literatura como meio de compartilhar dores e esperanças e possibilitar que o pequeno pudesse conhecer quem fora seu pai.
Para conhecer melhor a obra, vale a leitura da matéria públicada no portal GaúchaZH na época do lançamento.
Felizmente, o mundo ganhou uma grande história e não será por ela que o Bê vai conhecer o pai, que, como antecipa o título do livro, venceu o câncer depois de uma dura batalha de anos.
Aproveitando, essa premiação foi citada na terça-feira (23) pelo jornalista Luciano Potter quando foi perguntado sobre o que ouve do colega David Coimbra sobre os tempos de Criciúma (SC).
Veja o trecho do programa, ainda sem data para ir ao ar: