Principal rede de shopping centers em Santa Catarina, com o Nações Shopping, de Criciúma, entre suas operações, a Almeida Júnior finalmente estreou na B3. Está em negociação desde 9 de novembro, o fundo imobiliário AJ Malls (AJFI11), primeiro FII de uma única rede de shoppings da bolsa brasileira. Para saber mais sobre esse fundo, confira a minha análise no vídeo abaixo.
A oferta inicial, que é quando são distribuídas cotas aos primeiros investidores do fundo, captou quase R$ 317 milhões, com a aquisição de 31.625.978 cotas, ao preço de R$ 10,00. De acordo com a apresentação divulgada em agosto pela Capitânia Investimentos, gestora que do fundo AJFI11, o objetivo inicial era captar R$ 500 milhões nesse lançamento. Se por um lado a captação foi abaixo do esperado, por outro é importante levar em conta que o cenário atual, de incertezas e juros altos, não está fértil para IPOs.
Em homenagem à estréia, o CEO da Almeida Júnior, Jaimes Almeida Júnior, teve a oportunidade de tocar o sino da B3, abrindo os negócios desta segunda-feira, na bolsa. Na oportunidade, Jaimes lembrou o caminho percorrido até o início das negociações. "Iniciamos os 'road shows' do IPO da AJ MALLS em setembro e concluímos a oferta em 26 de outubro com mais de 5 mil investidores pessoas físicas e institucionais".
Quanto ao "finalmente" do parágrafo inicial, é interessante lembrar que antes de lançar o FII AJFI11, com uma cesta de participações nos shoppings da rede, a Almeida Júnior ensaiou o lançamento de ações da empresa na B3. O processo foi iniciado em fevereiro de 2020, um mês antes do estouro da pandemia de 2020. O processo foi suspenso até janeiro de 2021, quando foi interrompido.