Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

[MERCADO] Ibov cai, "IPCA dos EUA" vem ruim e Powell não indica queda de juros

Por Arthur Lessa 13/02/2025 - 07:53 Atualizado há 3 horas

Oscilando cada vez menos, o dólar fechou a quarta-feira em leve queda de 0,08%, a R$ 5,76.

O ibovespa, depois de dois seguidos registrando alta de 0,76%, fechou em queda de 1,69%, aos 124.380 pontos. Impactou na queda os dados de inflação dos EUA, medida pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor), que é o IPCA deles e subiu 0,5%.

Esse número foi acima do que esperava o mercado e reforça a previsão de que o Federal Reserve (Fed) pode adiar cortes na taxa de juros da economia norte-americana.

Outro dado que afetou o mercado ontem no Brasil foi a queda de 0,5% do setor de serviços em dezembro de 2024, na comparação com novembro. O resultado, divulgado pelo IBGE, ficou abaixo do esperado pelo mercado, que esperava uma alta de 0,1%.

Entre as maiores altas do dia, ficaram Carrefour Brasil (+2,68%), Vamos (+2,42%) e TIM (+2,19%). Do outro lado, Hapvida (-7,17%), CSN Mineração (-5,83%) e CVC (-5,67%) tiveram os piores desempenhos da sessão.

Entre as 87 ações que compõe o Ibovespa, apenas 9 fecharam o dia em alta. Carrefour, Vamos, Tim, Hypera Farma, Azul, Pão de Açúcar, Vivo, BB Seguridade e Natura.

Nos Estados Unidos, queda do S&P 500, com -0,27%, e Dow Jones, com -0,50%, enquanto a Nasdaq ficou no 0x0. 

Junto aos números decepcionantes da inflação, os investidores também reagiram ao discurso de Jerome Powell, presidente do Fed.

No Congresso, Powell deixou claro que que o banco central segue na avançando na luta contra a inflação, mas “ainda não chegou lá”, o que indica que a postura monetária seguirá restritiva. Ou seja, sem redução de juros.

E da Casa Branca, no lugar de novas tarifas, chegam informações de que o presidente Donald Trump e o líder russo, Vladimir Putin, conversaram sobre um possível acordo de paz na Ucrânia, o que trouxe algum alívio para os mercados.

A bolsa russa, por exemplo, é o destaque do momento, com alta de 6,30% às 7h50 desta quinta.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito