O novo veículo que estamos lançando hoje, o 4oito, é um portal novo, com um conceito novo, um conceito diferente, de fazer diferente.
Mais que um portal de notícias, mais que um portal de informação, é um portal de conteúdo.
Ele nasce oficialmente hoje, mas é fruto de muitos meses de trabalho, de muitos debates de ideias, de muita análise de como fazer, de o que oferecer, de como apresentar as informações que são relevantes para a região.
A região, inclusive, é a inspiração para o nome: 4oito, que é o nosso DDD, é o número que nos une, desde a Capital, ao norte, até o limite com o Rio Grande do Sul, ao Sul, e a região Serrana, ao oeste. O nome regionaliza o Portal, valoriza a nossa raíz, que é o Sul Catarinense.
Mas voltando a falar do processo de criação dele, que teve início ainda em 2016, assim como qualquer nova ferramenta, qualquer novo invento, qualquer novo produto, ele surge para responder a uma questão.
A questão que motivou as primeiras tratativas a respeito do 4oito, ainda sem esse nome, foi a limitação que tínhamos com o conteúdo de qualidade produzido pela rádio Som Maior FM, que apenas comunica por áudio. Ele seria um amplificador da rádio. Seria a Som Maior multimídia, a Som Maior na web.
Mas logo de início, a ideia já se mostrou limitada. Nos primeiros esboços já surgiram outras possibilidades, outras necessidades, outros caminhos. Já não era mais o novo site da Som Maior, mas sim um novo veículo, independente, com vida própria, com espaço aberto, sem limite de espaço, de formato, de tempo.
O que ficou da ideia inicial, e é o núcleo do projeto, é a mesma vontade de fazer diferente e explorar novas formas de apresentar as informações. Isso é a marca da Som Maior, com inovações como implantar jornalismo de qualidade com música quando ninguém acreditava que fosse dar certo. Essa será também a marca do 4oito.
Outro diferencial que temos, e agrega muito ao conteúdo, é a reunião de blogs que compõe o 4oito. Hoje lançamos sete. Adelor Lessa, Arthur Lessa, Mano Dal Ponte, Pity Búrigo, Marco Búrigo, João Nassif e Max Everson.
Esses são os que entram no ar hoje. Outros virão. Sobre os mais diversos assuntos, de carreira a relacionamentos, de viagens a cozinha. Todos diferentes, todos juntos, no mesmo lugar.
Com o conceito e os objetivos alinhados, fomos para produção do portal, desenvolvido pelo BurnWeb. Lá também várias reuniões com o Lucas e a equipe para definições de layout, mudanças de elementos, soluções novas para problemas.
Nesse processo foram várias semanas, até que hoje, 17 de agosto de 2017, está no ar, o novo Portal de Conteúdo do Sul Catarinense. O Portal 4oito.