Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O fim da rede P e G é estratégica para os irmãos Althoff

Por Arthur Lessa 11/04/2023 - 21:13 Atualizado em 11/04/2023 - 21:22

Não são poucos os casos registrados na história da gestão de empresas que registram o fechamento de filiais, divisões e descontinuidade de produtos como estratégia de otimização do negócio. O movimento, muito comum em holdings, é conhecido como downsizing (diminuição, na tradução livre do inglês) e tem o objetivo de aumentar o foco dos sócios nos ativos que trazem maior retorno. 

Um exemplo recente registrado no sul catarinense é a venda, ainda em processo de conclusão, das nove unidades da rede de supermercado P e G, dos irmãos Paulo e Gustavo Althoff. A saída do setor de varejo alimentício foi motivada pelo falecimento do pai e sócio Flaris Althoff. "Éramos nós três administrando as empresas. Sem ele, ficamos com menos 'braços'  e entendemos que era o momento de vender o negócio menor para depositar nossa energia nos maiores", explicou Paulo. 

Os negócios maiores citados por ele são uma indústria de descartáveis Totalplast e a financeira GPA Fomento.

Sobre o desinvestimento, as tratativas para venda das unidades para as redes MM Rosso, Manentti, Bistek, Castagneti e Moniari iniciaram por volta de fevereiro e a entrega das primeiras lojas deve acontecer ainda em abril. No "pacote" adquirido pelas redes estão o maquinário, o estoque e o ponto de cada unidade. Vale ressaltar que apenas dois dos nove imóveis são próprios e devem seguir no patrimônio da família, sendo locados para o MM Rosso (próximo ao City Club) e Moniari (Laguna).

Apenas uma das operações, de Tubarão, segue sem destino definido. Das outras, em maio já devemos ver uma ou outra de cara nova

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito