A memetização (ou memezação), que é a palavra que eu inventei agora pro movimento de transformação de tudo em "memes", é o grande "coqueluche" (expressão de velho, né?) do momento nas redes sociais das empresas e orgãos públicos. É usar o efeito atrativo e cômico das montagens, normalmente para tirar sarro de algo ou alguém, com o objetivo de ter likes e compartilhamentos.
O raciocínio é: "Hahaha, que engraçado! Vou passar pros meus amigos e minha avó! Eles vão adorar!". Assim, em rede, a mensagem se espalha por si só.
Mas, como tudo que envolve humor, é preciso ter cuidado. E parece que esse cuidado a Prefeitura de Criciúma não teve.
Para divulgar a substituição de carro, a equipe de comunicação do município divulgou o vídeo abaixo na página oficial do Executivo no Facebook.
Mobi da PrefaChegou a nova versão do Uno da Prefa, mas espera, não é mais o Uno! Agora é a vez do Mobi
Sem surpresa, várias reações negativas nos comentários. A maioria fazendo relação do vídeo, que é um racha tirado do filme Velozes e Furioso, com o trânsito de Criciúma, complicado pra uma cidade de apenas 200 mil habitantes e, muitas vezes, violento. Houve também uma manifestação a favor, chamando os reclamantes de chatos.
Mas convenhamos... Se é decisão usar um meme pra divulgar a troca de carro do município (o que já não é um fato de grande repercussão, na minha opinião), tem outras diversos modelos e estilos.
Por exemplo... Vamos roteirizar juntos... Se o Uno foi trocado depois de anos de relação e parceria, eu faria com esse modelo (muito famoso internacionalmente):
* Sim... Fiz o meme no Paint! #oldschool