Está no site internacional da Reuters: Com a aproximação da Copa do Mundo, brasileiros loucos por futebol correm para comprar TVs.
O interessante dessa matéria não são os fatos em si, mas o modo como o nosso comportamento é apresentado para o mundo.
A matéria começa com "Mesmo faltando mais de uma semana, a Copa do Mundo já teve grande impacto no varejo do autodenominado 'País do Futebol', com o brasileiros loucos por futebol recolhendo novas televisões".
No texto, em inglês, o repórter Gram Slattery destaca o aumento registrado de 25% na produção de aparelhos, fabricadas principalmente por companias internacionais como Panasonic e LG em uma "zona sem impostos no estado do Amazonas", que é a Zona Franca de Manaus.
Sobre as ferramentas de venda, como descontos e promoções, o destaque da matéria é a campanha da rede Magazine Luiza, que provoca: "Você vai assistir à Copa na mesma TV do 7 a 1 (assista o video abaixo)".
Mas a correria pelos aparelhos não é exclusividade do único país presente em todas as Copas. O Peru, que volta ao torneio depois de 36 anos. registrou 25% de aumento nas vendas no último ano. Na terra de Guerrero, inclusive, uma polêmica criada foi o projeto de compra de 60 televisões e frigobares pelo congresso. A população chiou e o projeto foi negado.
Uma conclusão positiva dessa matéria é, por mais suja que esteja a CBF e/ou a Fifa, segue sendo um catalizador para a economia brasileira e mundial. E, no momento atual, uma das melhores notícias possíveis é aquecimento da economia.