Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 04/04/2018 - 16:43 Atualizado em 04/04/2018 - 16:55

O Criciúma acertou a extensão do contrato com o volante Douglas Moreira até o final do ano. O vínculo terminaria em julho. Com o aditivo, foram estabelecidos novos índices de participação do clube em possível futura transação. Dodi confirma que jogará a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Tigre. O volante é um dos quatro representantes do Criciúma no Top da Bola, a premiação dos melhores do Campeonato Catarinense a ser entregue na próxima segunda-feira. Estarão no evento com ele, em São José, o goleiro Luiz, o zagueiro Sandro e o meia Elvis.

Denis Luciano / 4oito

No fim do ano também termina o atual contrato do volante Barreto. É uma negociação mais tranquila, que deverá ser arrematada nos próximos dias. No caso de Barreto o clube tenta pelo menos mais um ano de vínculo, até o fim de 2019.

Denis Luciano / 4oito

Enquanto isso o Tigre agiliza pelo menos mais duas contratações. Uma deve ser o zagueiro, entre os quatro que especulamos na edição de hoje de A Tribuna: Everton Alemão (São José-RS), Jean (Caxias), Emerson (Atlético-PR) e Airton (Avaí). Um meia e um atacante também são as metas. A política do "sai um e chega um" continua. Ou seja, a partir de agora para anunciar novos reforços o elenco deverá ser enxugado com dispensas ou empréstimos.

Hoje à noite haverá um churrasco de confraternização entre jogadores, comissão técnica e dirigentes. O novo vice-presidente de Administração do clube, Gilson Pinheiro, deverá participar. Ele já esteve em uma reunião dos diretores hoje e continuará informalmente na função até o dia 23, quando o Conselho Deliberativo deverá avalizar a indicação dele pelo presidente Jaime Dal Farra.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

O segundo dia de intertemporada foi novamente de trabalho pesado no CT, com atividades físicas em dois turnos. Mais detalhes às 18h50min no "De olho no Tigre" na Som Maior e amanhã em A Tribuna.

Por Denis Luciano 04/04/2018 - 12:00

O Ricardo Medeiros saiu de Criciúma com esposa e filhos faz dois anos para viver no Timor Leste. Foi cumprir uma missão humanitária. Trabalhar e ajudar aquele povo humilde de um país que tenta se erguer de ruínas depois de anos de exploração dos colonizadores da Indonésia e de Portugal. Eles falam português e tétum, uma língua local. O Ricardo se entrosou logo, e quando viu estava atuando no futebol. Iniciou com um projeto social para crianças e agora é treinador de um dos times da Segunda Divisão do Timor, o FC Nagardjo.

O Ricardo é o do meio na foto

Estreou na competição, que vale vaga na Primeira Divisão do futebol timorense, com uma derrota por 4 a 2 para o Sporting Dili. E hoje o time dele se recuperou. Como estão 12 horas à frente lá, por conta do fuso horário, o jogo frente ao FC Zebra aconteceu às 4 horas da madrugada, em nosso horário. E pouco depois das 9h recebi a mensagem de WhatsApp que compartilho com vocês abaixo, do Ricardo contando alegremente sobre sua primeira vitória como técnico no Timor Leste.

Então, o Nagardjo conseguiu vencer o Zebra por 3 a 0. O Zebra foi um dos rebaixados da Primeira Divisão. A lembrar que o Timor tem dois estádios e como um está em reformas, todos os jogos acontecem no mesmo local no campeonato deles. O povo é apaixonado por futebol e pelo Brasil, o time é profissional mas, claro, carente de estrutura ainda em comparação com o que temos aqui no Brasil. Pagam salários médios pouco acima de 100 dólares e tem professores, advogados e outros no elenco que se dividem entre a bola e outras atividades.

Esse é o time do Nagardjo que ganhou hoje

A sublinhar a garra deste criciumense. Atravessou o mundo, conheceu uma nova cultura, logo se adaptou e hoje é treinador de futebol nessa terra tão distante. Seguimos acompanhando a odisseia do Ricardo e esperamos contar o acesso dele e do Nagardjo à elite timorense.

Tags: Timor Leste

Por Denis Luciano 04/04/2018 - 11:25 Atualizado em 04/04/2018 - 11:28

Adversário do Criciúma na Série B, o Oeste conquistou ontem à noite acesso à Série A-1, a divisão de elite do Campeonato Paulista. Decidiu a vaga fora de casa contra o São Bernardo e ganhou por 3 a 2. Já havia vencido na ida por 2 a 1. Roberto Cavalo é o técnico do Oeste, que tem como um dos seus destaques o atacante Bruno Lopes, formado no Criciúma. "O Bruno está em forma, com sequência e jogando muito bem", elogiou o treinador. No vídeo abaixo, os gols da partida de ida contra o São Bernardo, e um deles foi de Bruno. Um bonito gol.

Na partida de ontem Bruno Lopes não fez gol, mas deu três assistências. Passou para Raphael Liz marcar o primeiro e o segundo e cruzou para Pedrinho anotar o terceiro. Aliás, atenção a este Pedrinho, atacante de 18 anos. "É craque. Descobrimos ele na base do Audax, trouxemos para cá, ele já fez quatro gols em quatro jogos. O Palmeiras e o São Paulo querem ele", revela Cavalo. Agora o Oeste espera por Guarani ou XV de Piracicaba, que hoje fazem a segunda semifinal, para decidir o título da Série A-2 no sábado.

O Criciúma vai encarar o Oeste de Roberto Cavalo, Bruno Lopes e Pedrinho na 11a rodada em um sábado, 16 de junho, às 19h, na Arena Barueri. Mais detalhes da façanha de Cavalo em São Paulo a gente conta amanhã no jornal A Tribuna.

 

Por Denis Luciano 04/04/2018 - 10:40 Atualizado em 04/04/2018 - 10:43

Sábado faltarão exatos seis meses para as eleições de outubro. Esta quarta-feira será decisiva. "O Supremo escreverá uma página para a história", como bem definiu em sua imperdível crônica diária na Som Maior o brilhante colega Archimedes Naspolini Filho. De fato. Ao analisar a validade ou não da prisão após condenação em segunda instância, o STF desenha decisivamente o mapa da eleição ao definir a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, afinal de contas, é o único nome do PT e favorito na disputa.

Ao embalo deste verdadeiro impasse, refletimos hoje no Jornal das Nove a respeito da curiosa perspectiva que bate à porta: de termos até 25 (sim, vinte e cinco!) candidatos à presidência da República. São nomes postos pelos próprios partidos, ou que se lançaram por conta própria, e vão do "valendo" ao "circense", alguns com história e potencial, outros com fachada e forçação de barra. 

Tentamos criar alguns grupos, com todos os riscos corridos, claro:

Os que vão debater na TV - Lula (PT, se chegar lá), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT), Álvaro Dias (Podemos), Manuela d´Ávila (PCdoB), Flávio Rocha (PRB)

Se filiando ainda - Joaquim Barbosa (PSB)

Vai, tem voto, mas corre risco de não ir aos debates na TV - Marina Silva (Rede), precisa de bancada mínima no Congresso

Agora sem PC Farias - Fernando Collor (PTC)

Partido tem, candidato talvez - Eduardo Jorge (PV)

Pequenos de direita - João Amoêdo (Novo), Eymael (DC), Paulo Rabello de Castro (PSC), Valéria Monteiro (PMN) e Levy Fidelix (PRTB)

Pequenos de esquerda - Guilherme Boulos (PSOL), Zé Maria (PSTU), Rui Pimenta (PCO) e João Vicente Goulart (PPL)

Diz que vai, mas... nada garantido - Henrique Meirelles (MDB, jingle sugestivo ontem no ato de filiação, M de Michel, M de Meirelles, M de MDB...), Rodrigo Maia (DEM), Cabo Daciolo (Avante), Cristovam Buarque (PPS) e Dr. Rey (PEN)

Falamos da lista hoje na Som Maior. Ouve aí!

 

Por Denis Luciano 03/04/2018 - 18:19 Atualizado em 03/04/2018 - 19:02

O Criciúma não vai mais contratar volantes. Com isso, está descartada a busca por Gelson, jogador que vinha sendo disputado com o Joinville, para onde ele deverá ir após ter sido destaque do Concórdia no último Campeonato Catarinense. Na avaliação do departamento de futebol o Criciúma já tem opções suficientes para a função. O foco na busca por reforços está em um meia atacante, um atacante de lado e, agora, um zagueiro.

É que a lesão de Fábio Ferreira, que ficará ao menos 30 dias afastado depois de sofrer um problema muscular na coxa esquerda, faz o Tigre apressar a busca por um defensor. Há quatro nomes sendo analisados: Emerson (do Atlético PR, também pretendido pelo JEC), Everton Alemão (São José de Porto Alegre), Airton (do Avaí) e Jean (do Caxias). Para a meia e o ataque o Tigre está com mais dificuldades, mas nessa semana ainda deve pintar algum reforço.

Denis Luciano / 4oito

Sobre novidades, Liel (foto acima) e Nicolas (abaixo) já treinaram hoje com seus novos colegas. Eles chegaram ontem, submeteram-se aos exames e a partir desta terça se integraram à intertemporada tricolor. Aliás, começou forte a nova fase de treinos do Criciúma visando a Série B. "Quer moleza, mastiga água", repetiu inúmeras vezes o técnico Argel enquanto os jogadores faziam várias etapas de exercícios fortes, com corridas e circuitos.

Denis Luciano / 4oito

À frente do trabalho físico o novo preparador, Rogério Juidecce, 42 anos, que chegou ontem e hoje já comandou os trabalhos em dois turnos com apoio dos preparadores Gaetano Lupatini e Ramon Fabris. Rogério foi apresentado hoje à tarde em entrevista coletiva que você ouve no link abaixo.

Denis Luciano / 4oito

O goleiro Luiz e o volante Barreto (foto abaixo), que se recuperam de lesões, já estão na transição. Barreto inclusive já trabalhou com os colegas, fazendo treino à parte com o preparador Ramon Fabris. O preparador de goleiros Maurício Dacoregio confirmou que Luiz volta aos treinos com bola na semana que vem, a tempo de enfrentar o Atlético (GO) no jogo inaugural da Série B, no dia 13, em Goiânia.

Denis Luciano / 4oito

Douglas Moreira deve ficar no Criciúma. É ao menos a convicção que fica a partir das últimas conversas dele e do seu empresário com os dirigentes do Tigre. Antes do treino ele foi chamado por Argel para uma conversa à parte. O volante tem propostas do Bahia e da Chapecoense, e seu contrato com o Criciúma termina em julho. A negociação da renovação continua.

Denis Luciano / 4oito

Mais detalhes às 18h50 no "De Olho no Tigre" na Som Maior e amanhã no jornal A Tribuna.

Por Denis Luciano 03/04/2018 - 13:13

O zagueiro Fábio Ferreira deixou o campo na vitória sobre o Hercílio Luz, no domingo, ainda no primeiro tempo. Exames feitos, diagnóstico entregue, o jogador sofreu uma lesão muscular de grau 2 na coxa esquerda. Com isso, ficará até trinta dias afastado. Será desfalque para a arrancada do Criciúma na Série B. Assim, surge a possibilidade de um reforço para a zaga pensando no Campeonato Brasileiro. Poderá, ainda, abortar o empréstimo de Ianson, que estava cotado no Brusque ou no Atlético Tubarão para a Série D.

Os recém contratados Liel, volante, e Nicolas, atacante, já treinaram com seus novos colegas na abertura da intertemporada do Criciúma, hoje pela manhã no CT. Os treinos físicos estarão reforçados nos próximos dias. Já estreou hoje, também, o preparador físico Rogério Juidecce, que chegou ontem na cidade. É possível que mais algum reforço apareça ainda nesta terça. O volante Gelson, do Concórdia, não vem mais. Optou pelo Joinville. O Tigre ainda quer ao menos três contratações. Fora o zagueiro, agora especulado, há intenção de buscar volante, meia e talvez mais um atacante.

O Criciúma estreia na Série B no dia 13, em Goiânia, contra o Atlético.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

 

Por Denis Luciano 03/04/2018 - 12:01 Atualizado em 03/04/2018 - 12:03

Conversei ontem no início da noite com o Gelson. Volante, 23 anos, do Concórdia. Estava nos planos do Criciúma. Negociava com o Tigre. Eis que vem de Joinville a notícia de que o JEC venceu a queda de braço pelo jogador, destaque do time mesmo com a fraca campanha do rebaixado no Catarinense. Ele marcou quatro gols pelo Concórdia, mais do que os artilheiros do Criciúma, no caso Zé Carlos, Maílson e Andrew, cada um anotou três. Bati um papo também com o Jaciel Segalla, diretor de futebol do Concórdia, que confirmou as especulações do Tigre por Gelson. "Ele veio do Tombense como uma aposta e foi bem. Tem potencial para crescer. Chega bem ao ataque e faz gols", definiu o dirigente.

Gelson vai para o JEC mesmo, disputar a Série C. Era um jogador do agrado do técnico Argel, que vinha monitorando o atleta e acompanhando ele. Seria, naturalmente, um reforço para grupo, em uma posição onde o Tigre tem Barreto e Jean Mangabeira. Não deu certo. Preocupante o Criciúma, sendo de Série B, perder a disputa por um jogador para um clube que jogará a Série C, com calendário e arrecadação menores. Mas vai na linha reforçada por Argel no domingo, quando ele disse que o clube não passará dos 30 ou 40 mil mensais de salário a pagar, pois tem um orçamento a cuidar e controlar.

O Criciúma segue no mercado atrás de mais um volante, um meia e um quinto jogador a se unir aos recém chegados Liel e Nicolas.

 

Por Denis Luciano 03/04/2018 - 11:45 Atualizado em 03/04/2018 - 11:50

Em 2016, Gustavo pintou tão bem, mas tão bem no Criciúma que despertou a atenção do Corinthians. O GustaGol transferiu-se então para o Timão. Não se firmou por lá. Acabou na temporada passada emprestado ao Bahia e Goiás. Também com pouco destaque. Reencontra-se agora, no Fortaleza. Pelo clube cearense disputou 14 partidas e anotou 15 gols. Ele é o trunfo do Fortaleza que a partir de amanhã decide o Campeonato Cearense contra o Ceará. O reencontro com o Criciúma está marcado: dia 22 de maio, em Fortaleza, pela sétima rodada da Série B do Brasileiro.

Lançamos na edição de hoje de A Tribuna um resumo sobre como anda a temporada dos 19 rivais do Criciúma no Brasileiro. Abaixo, a lista com o 2018 de cada um:

Atlético Goianiense - Foi sétimo no Goiano. Eliminado pelo Altos do Piauí na primeira fase da Copa do Brasil.

Ponte Preta - Campeã ontem do Troféu do Interior em São Paulo, 1 a 0 no Mirassol na final. Está na terceira fase da Copa do Brasil, na qual vai encarar o Náutico. Já eliminou Nacional (AM), Inter de Limeira (SP) e Sampaio Corrêa. O ex-jogador Brigatti era o técnico interino até ontem. Hoje assumiu Doriva.

Coritiba - É finalista do Campeonato Paranaense. Ganhou na ida por 1 a 0. Decide o título domingo que vem contra o Atlético na Arena da Baixada. Na Copa do Brasil despachou Parnahyba (PI) e Uberlândia (MG) e foi eliminado na terceira fase pelo Goiás.

CSA - Está na decisão do Alagoano. Perdeu na ida, 1 a 0 para o CRB. Final é domingo que vem. Na Copa do Brasil passou pelo Manaus (AM) e foi eliminado na segunda fase pelo São Paulo. Foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste.

Guarani - Campeão da primeira fase da Série A-2 do Paulista, decide amanhã contra o XV de Piracicaba uma vaga no Paulistão 2019. Na ida, fora de casa, empatou em 0 a 0.

Juventude - Terminou o Gauchão em nono lugar. Na Copa do Brasil eliminou o Interporto (TO) mas caiu na segunda fase contra o Avaí.

Fortaleza - Já citado acima. Decide o Cearense. Não disputou Copa do Nordeste nem Copa do Brasil.

Avaí - Sexto no Catarinense, está na quarta fase da Copa do Brasil contra o Goiás. Eliminou Ceilândia (DF), Juventude e Fluminense.

Paysandu - Finalista do Paraense, começou a decisão perdendo domingo passado, 2 a 1 para o Remo. Finalíssima é domingo que vem. Semifinalista da Copa Verde contra o Manaus (AM) e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Novo Hamburgo (RS).

Boa Esporte - Eliminado nas quartas de final do Mineiro e na segunda fase da Copa do Brasil pelo Goiás após passar pelo Vitória da Conquista (BA).

Oeste - Semifinalista da Série A-2 do Paulista, passou pelo São Bernardo na ida, 2 a 1 em casa. Decide a vaga no Paulistão hoje, fora de casa. É o time do técnico Roberto Cavalo e do atacante Bruno Lopes (foto abaixo). Na Copa do Brasil eliminou o Brasiliense mas caiu na segunda fase contra o Figueirense. 

Brasil - Finalista do Campeonato Gaúcho, perdeu na ida para o Grêmio por 4 a 0. Decisão será domingo em Pelotas.

São Bento - Nono na primeira fase e terceiro colocado no Troféu do Interior do Campeonato Paulista.

Figueirense - Finalista do Catarinense, decide o título domingo com a Chapecoense. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Atlético (MG) na terceira fase depois de passar por Treze (PB) e Oeste.

Goiás - Finalista do Goiano, faz a final domingo contra o Aparecidense. Na ida, 0 a 0. Na Copa do Brasil está na quarta fase contra o Avaí depois de eliminar Sinop (MT), Boa Esporte e Coritiba.

Londrina - Vice-campeão do returno do Paranaense e sétimo no primeiro turno do Estadual. Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Ceará na segunda fase depois de bater o Real (RO) na primeira rodada.

CRB - Finalista do Alagoano contra o CSA, ganhou na ida por 1 a 0. Faz a final domingo. Na Copa do Brasil despachou União (MT) e Novo Hamburgo (RS) mas parou na terceira fase no São Paulo. Na Copa do Nordeste está nas quartas de final contra o Ceará.

Vila Nova - Quarto colocado no Goiano. Na Copa do Brasil parou no Ferroviário (CE) na terceira fase após passar por São Raimundo (RR) e Joinville.

Sampaio Corrêa - Quinto no Maranhense. Na Copa do Brasil chegou à terceira fase sendo eliminado pela Ponte Preta após eliminar Independente (PA) e Paraná. Na Copa do Nordeste está nas quartas contra o Vitória.

 

Por Denis Luciano 03/04/2018 - 10:53 Atualizado em 03/04/2018 - 10:59

Ela pintou muito bem na arbitragem. Fernanda Colombo Uliana, criciumense do Rio Maina, fez curso de arbitragem em 2009 e, no ano seguinte, começou a servir no quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Foi chamando a atenção até ingressar no circuito nacional. Mas resolveu deixar a carreira no começo do ano passado, aos 25 anos, e dedicar-se a escrever livros e atuar no jornalismo esportivo.

Deu certo. Fernanda lança ainda esse ano um livro sobre regras de futebol simplificadas para crianças e estreia no dia 15 no novo programa da TV Bandeirantes: o Show do Esporte, que irá ao ar aos domingos, das 21h à meia noite, com apresentação de Milton Neves. "Vai ser um programa de esportes e variedades. Me qualifiquei para ser comentarista e quem sabe apresentadora, vamos ver o futuro", disse Fernanda, que está em Criciúma e conversou nesta manhã com a gente. 

Aquele errinho

Um erro de Fernanda em um clássico entre Atlético Mineiro e Cruzeiro em 2014 gerou grande repercussão. A inconveniente e pejorativa crítica de Alexandre Mattos, então diretor no Cruzeiro (hoje ele é do Palmeiras), pegou mal. "Ela não é desonesta, ela é ruim mesmo. Se é bonitinha tem que ir para a Playboy". Pegou tão mal que depois ele pediu desculpas para Fernanda e ligou até para o seu Antônio, o pai dela.

A CBF colocou Fernanda na geladeira, ela passou da Série A para jogos da Série C do Brasileiro e, em 2015, transferiu-se da Federação Catarinense para a Pernambucana. Foi gradualmente se afastando dos gramados até anunciar a decisão de deixar a arbitragem.

"A pessoa tem que ser julgada pelas ações, e não por ser homem ou mulher", disse Fernanda na época. Naquelas semanas ela passou por Criciúma e nos visitou no nosso programa Papo de Bola, na TV Litoral Sul.

Árbitro de vídeo

Fernanda é defensora da adoção das arbitragens de vídeo. "É excelente, pois com isso os erros claros não vão mais existir". Ela elogia dois árbitros da atual safra da FCF: Bráulio Machado e Rodrigo Dalonso. "Os dois são ótimos, e o Bráulio já deveria estar no quadro da Fifa", aponta.

Casada com Sandro Meira Ricci, ela deverá estar na Copa do Mundo com o marido. É que Sandro foi confirmado na semana passada na relação de árbitros que vão trabalhar na Rússia. "E eu sigo tendo contato com o futebol por causa do Sandro", finaliza.

Matéria completa com a Fernanda na edição desta quarta-feira de A Tribuna.

 

Por Denis Luciano 02/04/2018 - 20:05 Atualizado em 02/04/2018 - 20:11

Que ele é goleador, ninguém discute. Zé Carlos chegou chegando, marcando gols contra Atlético Tubarão e Brusque, dois empates em 1 a 1 em casa. Passou em branco nas vitórias contra Avaí e Inter de Lages por 2 a 1. Nas duas partidas deu lugar a Lucas Coelho que, no jogo da Ressacada, entrou e poucos minutos depois anotou o gol da virada. Curiosamente, nas duas partidas, quando Zé foi sacado, o Criciúma perdia por 1 a 0  e conseguiu a virada depois. Diante do Avaí, Andrew e Lucas anotaram. Frente ao Inter, Andrew e Elvis.

Depois, no quinto jogo, Zé anotou o gol da vitória em Joinville frente ao JEC e no domingo passou em branco de novo, no 1 a 0 contra o Hercílio Luz, gol de Sandro. Desta vez ele foi substituído por Kalil. O Tigre já ganhava mas Zé, pouco inspirado, teve poucas oportunidades. Deu um chute no gol de Martins e tentou uma assistência.

Denis Luciano / 4oito

"É normal o Zé estar desgastado. Ele jogou pouco no Paraná e está ganhando forma aqui", justificou Argel. Zé mostrou que está fechado com o treinador depois da partida de domingo. "Peço ao torcedor que confie mais no Argel e no trabalho dele, e no nosso trabalho. Vamos brigar pelo acesso", garantiu. Na foto acima, o atacante depois do aquecimento e antes da bola rolar contra o Hercílio levando um dos seus filhos para fora do gramado.

Zé Carlos jogou 435 minutos em seis partidas. Só ficou os 90 minutos em campo na sua segunda atuação, contra o Brusque. Foi substituído contra o Tubarão (por Lucas Coelho, aos 33 do segundo), Avaí (por Lucas Coelho, aos 23 do segundo), Inter de Lages (por Lucas Coelho, aos 16 do segundo), Joinville (por Lucas Coelho, aos 19) e contra o Hercílio Luz (por Kalil, aos 29 da etapa final).

Na conta geral, Zé Carlos segue como o quarto maior artilheiro da história do Criciúma. Tem 60 gols em 86 jogos. Ultrapassou Edemílson, autor de 59 gols, e está no encalço de Jorge Veras (64 gols), Soares (82 gols) e Vanderlei (84 gols).

Caio Marcelo / Criciúma EC

 

Por Denis Luciano 02/04/2018 - 16:00

Vem aí as eleições e, de novo, o Adelor Lessa e a turma da política vão falar muito do voto regional, do voto pelo sul e essas coisas todas. Pois no futebol o sul conseguiu uma boa colheita no Campeonato Catarinense. Senão vejamos. Dos quatro melhores times de Santa Catarina, dois são da região: Atlético Tubarão, o terceiro do Estadual, e o Criciúma, o quarto. E o Hercílio Luz, o oitavo, escapou em acirrada briga com Inter de Lages e Concórdia e se manteve na elite. O time do governador licenciado Raimundo Colombo, o Leão Baio lageano, caiu.

Assim, ao embalo das bandeiras regionais, a comemorar sim que praticamente um terço do Catarinense segue sendo sulino, com Tigre e Leão, mascotes que respiraram aliviados juntos ontem no Heriberto Hülse e lado a lado fizeram uma festa bacana antes de a bola rolar neste domingo, mais o Tubarão, que repetiu os 3 a 0 feitos no Criciúma lá no turno, agora na despedida diante do Joinville. JEC e Avaí acabaram ficando atrás do Criciúma na tabela.

Caio Marcelo / Criciúma EC

Como o sul não tem times na Série B do Catarinense, a briga é de outras regiões para se reforçar na elite. Esperança para Itajaí, que contará com Marcílio Dias e Almirante Barroso na disputa. E tem Blumenau, hoje fora da elite com o rebaixamento do Metropolitano no ano passado. E tem o Blumenau ainda. A Segundona tem também Barra (de Balneário Camboriú), Camboriú, Fluminense de Joinville, Guarani de Palhoça, Juventus de Jaraguá do Sul e Operário de Mafra.

Que tal um triangular? Se apanharmos os resultados dos seis confrontos do atual Catarinense entre Tubarão, Criciúma e Hercílio, a ordem da "classificação" é esta. O Tubarão fez 7 pontos (ganhou de Criciúma, 3 a 0, e Hercílio, 1 a 0, ambas em casa), empatou com o Criciúma (1 a 1, fora) e perdeu clássico para o Hercílio (2 a 1, fora). O Criciúma fez 5 pontos (ganhou só do Hercílio, 1 a 0) e empatou com Tubarão em casa e Hercílio fora (0 a 0), perdendo aquela para o Tubarão. O Hercílio fez 4 pontos nesse hipotético torneio.

Que venha 2019 então. O Criciúma tem agora a Série B pela frente, o Tubarão encara a Série D, o Hercílio espera pela Copa Santa Catarina e garantiu lugar na Série D do Brasileiro do ano que vem. De novo, o mascote do Hercílio poderá até descer a escadaria do vestiário do Criciúma como fez ontem no Majestoso.

Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 02/04/2018 - 14:13 Atualizado em 02/04/2018 - 14:25

Com nota no site oficial no começo da tarde o Criciúma anunciou duas contratações: o volante Liel e o atacante Nicolas. O Tigre, conforme o técnico Argel Fucks, ainda buscará de dois a três jogadores para completar o elenco do Campeonato Brasileiro.

Nataliel Costa da Silva, o Liel, tem 28 anos e é natural de Brasília. Jogou no Santa Maria (DF), Samambaia (DF), Brasiliense, CRAC (GO), Penapolense, ABC, Botafogo (SP), Ceilândia (DF) e estava no Atlético Tubarão, pelo qual disputou o Catarinense.

Nicolas Godinho Johann é gaúcho da cidade de Alegria, tem 28 anos e passou pelo Tigre em 2011, disputando uma partida. Estava no Caxias e antes jogou por Pelotas, Brasil de Farroupilha, Cerâmica, Ypiranga, Chapecoense, Novo Hamburgo, Evian (França), São Luiz, Gama, Áustria Viena (Áustria) e Juventude.

Os dois já estão em Criciúma para exames médicos. Ambos se enquadram no perfil citado ontem por Argel, de jogadores não badalados. A estreia do Tigre na Série B será dia 13, fora de casa, contra o Atlético Goianiense.

Por Denis Luciano 02/04/2018 - 12:25

Foram 13 clubes em uma carreira de 1999, no Vitória, até 2017, no Joinville. Fernando Alves Santa Clara, o Fernandinho, anunciou que está pendurando as chuteiras. Ele comentou sobre o fim da carreira em bate papo com a repórter Amanda Farias ontem, no intervalo do Futebol Som Maior de Criciúma x Hercílio Luz. Fernandinho estava no Heriberto Hülse assistindo a partida.

Ele revelou que houve, no início do ano, possibilidade de vir defender o Criciúma, o que o levaria a adiar um pouco o fim da carreira. "Não aconteceu. Agora tenho outros projetos", contou. Fernandinho é sócio de um negócio que vai empresariar jogadores. "É vida nova, não volto mais a jogar".

Fernandinho brilhou no Criciúma entre 2004 e 2005 e de 2006 a 2007. Integrou, por exemplo, o elenco campeão da Série C do Brasileiro. No começo do ano houve a chance de ele integrar o departamento de futebol do Joinville, como diretor, executivo ou algo do gênero. A condição era ele desistir de uma ação trabalhista contra o clube. Pelo teor da entrevista de ontem na Som Maior, não deu certo.

Amanda Farias / 4oito

Ele teve excelente aproveitamento como jogador do Tigre. Disputou 98 jogos, ganhando 56, empatando 17 e perdendo 25, marcando 22 gols, tomando 20 cartões amarelos e nenhum vermelho conforme os dados do Meu Time na Rede.

 

Por Denis Luciano 02/04/2018 - 10:45 Atualizado em 02/04/2018 - 11:02

Tem reforço chegando hoje para a comissão técnica do Criciúma. O preparador físico Rogério Juidecce, 42 anos, foi anunciado ontem pelo técnico Argel Fucks após a vitória do Criciúma sobre o Hercílio Luz por 1 a 0, na despedida tricolor no Campeonato Catarinense. "Chego para somar e ajudar o Criciúma a voltar para a elite do futebol brasileiro", afirmou, em entrevista à Rádio Som Maior na manhã desta segunda-feira. Ouça o bate papo abaixo.

Juidecce é rodado. "Tenho vinte anos de carreira e passei por mais de vinte clubes de diversos estados". De fato, o currículo confere. O preparador começou em 1998 na Portuguesa. Passou por clubes de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas, Maranhão, Distrito Federal, Pará, Sergipe, Rio de Janeiro e, em 2016, teve sua primeira experiência no sul, trabalhando no Paraná. Santa Catarina é seu décimo segundo estado então. Do atual Criciúma ele já trabalhou com o lateral Marlon no Capivariano (SP) e com o próprio Argel, no América (RN).

Ele já conversou com Gaetano Lupatini e Ramon Fabris, os preparadores da casa e que continuam trabalhando no Criciúma. "Sim, são muito competentes e já me passaram as informações", confirmou. As tratativas foram feitas por Argel, que tinha preferência por Reverson Pimentel, que recentemente renovou contrato com o Red Bull. A chegada de Juidecce coincide com a saída de Humberto Ferreira, que vinha coordenando a preparação tricolor até ser demitido.

O novo contratado chega satisfeito com os dias que terá, a partir de amanhã - quando já começa a trabalhar - para aprimorar a forma física do elenco visando o Campeonato Brasileiro. Estou feliz por ter desses dez, onze dias, para a manutenção física dos que vem jogando e para todos os jogadores. Vamos identificar as pendências e trabalhar naquilo que mais importa, que são os trabalhos de força e velocidade", registrou. Haverá uma atenção individual. "Sim, não é certo que os jogadores de mais idade trabalhem o mesmo que os mais jovens".

O currículo:

Nome: Rogério Juidecce

Nascimento: 05/03/1976, em São Paulo

Formação: Graduado e licenciado em Educação Física e Técnicas Desportivas (Faculdades Integradas de Guarulhos, 1997) e pós-graduado em Fisiologia do Exercício (Escola Paulista de Medicina, 2001)

Clubes: Portuguesa (1998 a 2002 e 2015), América-RN (2002, 2005, 2013 e 2015), ECO (2003), Guaratinguetá (2004), Primavera (2005), Treze-PB (2006), Guarany de Sobral-CE (2007), CSA-AL (2006 e 2009), Sampaio Corrêa (2008), Botafogo-PB (2008), Legião-DF (2009), União Barbarense (2009), Ceilândia-DF (2009, 2011 e 2016), Brasiliense (2010), Paysandu (2011), Confiança-SE (2011 e 2013), Remo (2014), Capivariano (2016), Paraná (2016) e Bangu (2017).

Títulos: acesso à Série A2 do Campeonato Paulista (pelo Guaratinguetá, em 2004), Copa São Luís (pelo Sampaio Corrêa, em 2008), Campeonato Alagoano (pelo CSA-AL, em 2009), Campeonato Candango (pelo Ceilândia-DF, em 2010), Taça Governador (pelo Confiança-SE, em 2012), Campeonato Paraense (pelo Remo, em 2014) e Campeão Potiguar (pelo América-RN, em 2015)

Por Denis Luciano 02/04/2018 - 08:40 Atualizado em 02/04/2018 - 10:59

Observador mais atento notou no fim de semana, no entorno da Barragem do Rio São Bento, uma pequena faixa de areia a mais exposta no cenário do grande lago ali formado. Alguma preocupação com eventual queda do nível de água armazenada? "Que nada. Está tudo bem", assegura o superintendente Sul Serra da Casan, Vilmar Bonetti, em contato com o blog hoje cedo.

Denis Luciano / 4oito

Mas de fato, a barragem está um pouco abaixo do seu nível normal. "Um metro e 20, no máximo", pondera Bonetti. "Ela já esteve bem mais baixa no ano passado, chegou a 6 metros no auge da última estiagem", lembra.

Bruno Neka Dal Pont / Arquivo

Resgato esta foto acima, do acervo do Bruno Neka Dal Pont, para lembrar os dez anos da barragem que pautaram uma série de reportagens que elaboramos, na ocasião, no Jornal da Manhã. Da pesquisa que fizemos, mergulhando naquela região e conversando com pessoas que testemunharam todo o trâmite que resultou na grande obra lá pelo começo dos anos 2000, recordamos que ainda falta o cumprimento de um compromisso da Casan com Siderópolis: a pavimentação do acesso do município-sede com a barragem, afinal, ela é de Siderópolis, e não de Nova Veneza, mas quem ganhou o acesso asfaltado foi Nova Veneza, e não Siderópolis. Resgataremos esse tema daqui a pouco, no Jornal das Nove.

Denis Luciano / 4oito

Abaixo, nosso editorial de hoje sobre o assunto.

 

Por Denis Luciano 02/04/2018 - 07:32 Atualizado em 02/04/2018 - 07:46

Argel bateu nessa tecla nos últimos dias, o atacante João Paulo lembrou ontem e, se fosse assim como eles disseram, o Criciúma teria muito a lamentar com os gols que faltaram ontem no 1 a 0 contra o Hercílio Luz. É que o Tigre perdeu para o Tubarão o terceiro lugar do Campeonato Catarinense no saldo e assim não assegurou a vaga direta na Copa do Brasil 2019.

"Queremos esse terceiro lugar para pegar essa vaga, é importante", lembrava Argel na quinta, depois de vencer o Joinville por 1 a 0. João Paulo foi na mesma linha ontem. Mas a eles e ao Tigre é importante que avisem: o Criciúma está na Copa do Brasil.

Caio Marcelo / Criciúma EC

Explico. O Tigre está na posição 28 do ranking da CBF. Haverá renovação no fim do ano e alguma sutil mudança nessa posição, para cima ou para baixo. A Copa do Brasil reserva 10 vagas para a turma do ranking que não classificou via Estaduais nem esteve na Libertadores. 

Na atual Copa do Brasil entrou até o time posição 40, no caso o Londrina. Por essas e outras que Santa Catarina teve o número recorde de sete times na atual Copa. Na próxima? Arrisco ao menos seis: Chapecoense, Figueirense, Tubarão, Criciúma e, ainda no embalo do ranking, Joinville e Avaí.

A concluir ainda que Tubarão e Criciúma fizeram 26 pontos mas são avaliações bem diferentes. O Tubarão fez um excelente campeonato, começou instável, reagiu e se consolidou, enquanto o Criciúma sofreu e viveu sua grande sacudida exatamente no jogo fora contra o Tubarão. Tomou 3 a 0 lá, o Lisca abandonou o Tigre na reza e a virada começou com Grizzo e depois Argel. Ah, aqueles 3 a 0 decidiram o terceiro lugar do Tubarão contra o Criciúma...

 

Por Denis Luciano 31/03/2018 - 13:15 Atualizado em 31/03/2018 - 13:25

Para quem viveu um forte risco de rebaixamento fechar o Catarinense em terceiro lugar é a consagração. Este é o risco bom que o Criciúma corre neste domingo quando encara o Hercílio Luz a partir das 16h no Heriberto Hülse.

No treino apronto da manhã deste sábado Argel confirmou a volta de Sueliton, manteve Nino e promoveu Alex Maranhão. Sandro também volta de suspensão, a exemplo de Sueliton, mas fica no banco. Elvis e Mailson estão fora com o terceiro cartão amarelo e Luiz e Barreto seguem recuperando lesões.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

O Criciúma vai a campo com Vinicius, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Jean Mangabeira, Douglas Moreira e Alex Maranhão, Andrew, Zé Carlos e João Paulo.

Concentraram ainda Ronaldo, Enzo, Diego, Christian, Chico, Wallacer, Diego, Caio, Matheus e Kalil.

Sexto com 23 pontos, o Criciúma briga com Avaí e Tubarão, também com 23, e Joinville, 24, pela terceira posição.

Por Denis Luciano 30/03/2018 - 22:27 Atualizado em 30/03/2018 - 22:41

O Próspera esquentou a relação com o Criciúma via Facebook nesta sexta-feira Santa. Após o empresário Gilson Pinheiro aparecer na Arena Joinville acompanhando o jogo do Criciúma ontem finalmente veio à tona uma decisão que, segundo o próprio, havia sido tomada e comunicada há uma semana.

Em nota postada em sua fan page, o Próspera anunciou que Gilson deixou o Time da Raça por conta do convite de Jaime Dal Farra e do Criciúma. E mais: que ele teria total autonomia no Próspera.

Gilson disse ainda hoje ao blog que não bateu o martelo com Dal Farra, mas que já estava fora do Próspera desde quinta da semana passada. Porém, o presidente do Time da Raça, Dorval Arriola, comentou conosco na tarde de terça-feira que aguardava uma resposta do empresário e que "o Próspera havia consentido em tudo o que ele pedia".

Lembro um comentário que Arriola fez para a gente na terça quando indagado sobre uma possível parceria com o Criciúma. "O Próspera pode caminhar com as suas pernas".

Seja como for, há um mal estar desnecessário ao Próspera no ar. A aguardar os próximos capítulos.

Por Denis Luciano 30/03/2018 - 12:56 Atualizado em 30/03/2018 - 14:41

Não bastasse a vitória, maiúscula e histórica, os bastidores do Criciúma no 1 a 0 frente ao Joinville estiveram agitados ontem à noite na Arena. Teve Argel especulando sobre novos titulares, teve saída comentada e negada de gerente e chegada de reforço na direção.

Argel comentou que Natan e Vinicius passam a lhe render boas dores de cabeça, e Nino também. Elogiou muito os três realçando que será bom para Sueliton, Luiz e Sandro terem sombras e o melhor, sombras vindas da base.

Foi forte á cogitação ontem na Arena sobre a saída de Não Pandolfo do Criciúma. Ele estaria nos planos do Palmeiras para o lugar de Alexandre Mattos. Conversei com o Nei a respeito:

"Não teve nada. Não fui procurado por ninguém. Sigo fazendo meu trabalho aqui no Criciúma", garantiu. "Talvez tenham especulado pois eu já trabalhei no Palmeiras, mas não tava nada", completou.

E tem reforço chegando na direção. Assistiu o jogo de ontem ao lado do presidente Jaime Dal Farra o empresário Gilson Pinheiro. Apresentado faz poucas semanas na direção de futebol do Próspera, ele se desentendeu no Mário Balsini e comunicou na quinta da semana passada a sua decisão de não ficar no Time da Raça. "Não deu liga", resumiu.

Gilson foi convidado pelo presidente para ser diretor de futebol no Criciúma. "O Jaime está muito sozinho. Somos amigos. Fui convidado sim mas não decidimos nada ainda", contou. Ele gostou do início. Deve bater o martelo em breve.

Por Denis Luciano 28/03/2018 - 21:10 Atualizado em 28/03/2018 - 21:16

Um julgamento de mais de uma hora de duração decidiu, na noite desta quarta-feira, o título do Praião 2018/Taça Forauto Veículos. O campeão é o Ajax, de Siderópolis, que perdia o jogo final por 1 a 0 contra o Praia, no dia 11 de março, mas dois torcedores do time praiano invadiram a arena e agrediram um atleta da equipe de Siderópolis. Com o tumulto, a partida foi encerrada.

Por dois votos a um, os auditores da Comissão Disciplinar da Liga Atlética da Região Mineira (LARM) consideraram o Praia, por influência dos seus torcedores, causador do fim do jogo e, assim, por interpretação do regulamento da competição e da Federação Catarinense de Futebol, é considerado perdedor por 3 a 0. Assim, o Ajax vai ser declarado campeão e receberá a premiação estabelecida pela comissão organizadora. Confira os detalhes na edição desta quinta-feira do jornal A Tribuna.

Denis Luciano / 4oito

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito