Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Acabou! Aos 37 anos, chega ao fim a carreira de Eder

Em entrevista coletiva, ele despistou, mas deverá exercer a função de superintendente de futebol do Criciúma a convite do presidente Vilmar Guedes

Por Enio Biz 30/07/2024 - 12:11 Atualizado em 30/07/2024 - 13:04

O atacante Eder oficializou na manhã desta terça-feira (30) o fim da carreira. Jogador comunicou a decisão em entrevista coletiva no Estádio Heriberto Hülse. Agora, ex-jogador, passará a exercer uma função no departamento de futebol do Criciúma. Ele será superintendente de futebol e trabalhará ao lado do novo executivo de futebol que deverá ser Juliano Camargo. 

Na coletiva, Eder despistou e disse que iria analisar o convite feito pelo presidente, Vilmar Guedes. No entanto, após o jogo contra o Atlético/MG, Eder já deverá anunciar oficialmente a nova função nos bastidores.

O último jogo de Eder como jogador será neste sábado (3), contra o Atlético/MG, no Estádio Heriberto Hülse. O atleta deve ser titular, mas deve atuar até o intervalo ou ser substituído no fim do primeiro tempo. A comissão técnica ainda vai definir de que forma será feita essa transição.

Em 20 anos como profissional, Eder desfilou nos gramados do Brasil, Itália e China

A estreia do Eder como profissional foi no dia 19 de dezembro de 2004, no empate do Criciúma com o Coritiba em 3 a 3. Eder tinha, na época, 18 anos de idade.

Em 2005, Eder chegou ao Empoli, da Itália. Ele fez sua estreia na Itália em 18 de março de 2007, em derrota por 3 a 1 diante da Lazio. Após a estreia, não teve a oportunidade de jogar, e o clube foi rebaixado para a Série B.

Eder no Empoli (Foto: Divulgação)

Ele permaneceu no Empoli na temporada seguinte, mas como continuou no banco, em dezembro de 2007 foi transferido para o Frosinone.

Eder no Frosinone (Foto: Divulgação)

Na segunda metade da temporada 2007/2008 foi emprestado ao Frosinone por um ano e meio, onde marcou 14 gols em 33 partidas.

Em 2009, Eder voltou ao Empoli na Série B do Campeonato Italiano. Naquela temporada, o atacante marcou 27 gols, tornando-se artilheiro da Série B.

Em 20 de agosto de 2010, Eder acertou sua ida para o Brescia, novamente por empréstimo. Em 35 jogos, o atleta marcou seis gols.

Eder no Brescia (Foto: Divulgação)

No dia 13 de julho de 2011, Eder foi vendido para o Cesena, onde permaneceu por uma temporada. 

Eder no Cesena (Foto: Divulgação)

Em 24 de janeiro de 2012, Eder se transferiu para a Sampdoria por empréstimo junto ao Cesena. Após seis meses, o atacante assinou em definitivo com a Sampdoria em um contrato de cinco anos. Eder ajudou a equipe naquela temporada voltar a Série A e se tornou ídolo do clube. Lá, ele fez 136 partidas e marcou 49 gols.

Edr no Sampdoria (Foto: Divulgação)

A boa atuação no Sampdoria, Eder chamou a atenção da Inter de Milão que o contratou. O atacante assinou contrato por duas temporadas. Em 2017, renovou o contrato até 2021. Quando deixou a Inter, Eder entrou no top 10 de brasileiros com mais gols na história do Campeonato Italiano, marcando 60 gols.

Eder na Inter de Milão (Foto: Divulgação)

Em 13 de julho de 2018, Eder acertou sua ida para o futebol chinês. O jogador foi contratado pelo Jiangsu Suning.

Eder no Jiangsu Suning (Foto: Divulgação)

Eder e a passagem pela seleção italiana

O atacante estreou pela seleção italiana no dia 28 de março de 2015 contra a Bulgária, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Eurocopa 2016. Logo após, foi convocado por Antonio Conte para as disputas da Eurocopa. Eder fez seis gols em sua passagem pela seleção. O mais importante foi contra a Suécia, que garantiu a classificação para as oitavas-de-final da Euro.

Eder na seleção italiana (Foto: Divulgação)

O retorno de Eder ao Brasil ocorreu em 26 de março de 2021, quando foi contratado pelo São Paulo. No ano seguinda, no dia 14 de novembro, o atacante deixou o time paulista, onde entrou em campo 75 vezes e marcou 11 gols.

Eder no São Paulo (Foto: Divulgação)

A volta ao Criciúma, clube que o revelou, aconteceu na manhã do dia 17 de janeiro de 2023.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito