O Campeonato Brasileiro entra no final de semana em sua sexta rodada. O Criciúma não joga. Essa folga já era prevista. O adversário do Tigre seria o Cuiabá. Nas primeiras seis rodadas, o Criciúma entrou em campo em apenas três jogos.
São três jogos adiados, porém, apenas um adiamento foi legítimo e justificável. O jogo contra o Grêmio, que deveria ter ocorrido no último domingo (5), foi sabiamente suspenso. Sem condição alguma em todos os sentidos.
No entanto, os adiamentos das partidas adiadas contra o Fortaleza (terceira rodada) e Cuiabá (sexta rodada) não têm cabimento. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tanto reclama da falta de calendário, estrangula o próprio calendário do futebol. A entidade organiza a Copa do Nordeste e a Copa Verde, competições que equivocadamente estão em andamento paralelamente ao Campeonato Brasileiro. O pior é a CBF priorizar as competições secundárias, ou seja, adia jogos do Brasileirão em detrimento as competições regionais.
Não pode!
Campeonato Brasileiro tem que ser prioridade total. O ideal é que nenhuma competição estadual ou regional ocorra juntamente com a competição nacional. Mas, se isso ocorrer, que o Brasileirão seja tratado conforme a sua importância.
O Criciúma vai ter que ficar de olho com relação às datas que serão marcadas esses jogos adiados. Inevitavelmente, vai estrangular o calendário do clube.