A janela de transferências encerrou nesta quinta-feira (7). Terminou também o período de inscrições para o Campeonato Catarinense. Desde 11 de janeiro, quando abriu o período de transações, o Criciúma realizou oito contratações. São eles:
Yerson Candelo
O colombiano foi anunciado no dia 2 de janeiro. O extremo estava no Aucas, do Equador.
Yerson Candelo Miranda tem 31 anos e nasceu em Cali, na Colômbia. O atleta iniciou a carreira como lateral-direito/meia no Deportivo Cali. Em 2015 foi para o Querétaro, do México, onde atuou por três temporadas. Em 2018 foi contratado pelo Atlético Nacional e permaneceu até 2023, fazendo quase 200 jogos. Na sequência se transferiu para o Aucas.
Renato Kayzer
O atacante foi anunciado no dia 4 de janeiro. O atleta chegou por empréstimo do Fortaleza.
Renato Kayzer de Souza, de 27 anos, é paranaense de Tupãssi. O atacante fez sua base no Santos e no Vasco da Gama. Entre os clubes que defendeu na carreira estão a Portuguesa, Vila Nova, Ferroviária, Atlético Goianiense e Chapecoense.
Baltasar Barcia
O uruguaio foi anunciado no dia 13 de janeiro. Ele chegou por empréstimo do Indepediente/ARG.
Mateo Baltasar Barcia Fernández tem 22 anos e nasceu em Montevidéu. O meio campista se profissionalizou no Rentistas, do Uruguai. Na temporada 2023, Barcia fez 27 jogos no Independiente, sendo 20 como titular. Ele marcou um gol e foi o autor de duas assistências na primeira divisão do Campeonato Argentino.
Higor Meritão
O volante foi anunciado no dia 25 de janeiro. Ele chegou por empréstimo do Pumas, do México.
Higor Matheus Meritão tem 29 anos e é natural de Monte Alto (SP). O volante despontou na Ferroviária e teve passagens pelo Botafogo de São Paulo e Paraná, até se transferir para o Pumas do México, onde atuou de 2021 a 2023. Meritão retornou ao Brasil na última temporada para defender a camisa do Goiás.
Miguel Trauco
O peruano foi anunciado no dia 1º de fevereiro. O lateral-esquerdo estava no San Jose Earthquakes, dos Estados Unidos.
Miguel Angel Trauco Saavedra tem 31 anos e é natural da cidade de Tarapoto, no Peru. O lateral-esquerdo têm sido convocado recentemente para a Seleção Peruana e defendeu o seu país na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Trauco iniciou a carreira no Unión Tarapoto até se transferir para o Universitário. No clube peruano chamou a atenção do Flamengo, onde atuou de 2017 a 2019. Em seguida foi para a França e jogou no Saint-Étienne em mais três temporadas.
Wilker Ángel
O venezuelano foi anunciado no dia 8 de fevereiro. O zagueiro estava no Aucas, do Equador.
Wilker José Ángel Romero tem 30 anos e nasceu na cidade venezuelana de Valera. O zagueiro iniciou a carreira no Trujillanos . Depois atuou no Deportivo Táchira por seis temporadas, tendo conquistado Liga Venezuelana e a primeira divisão. O atleta se transferir para a Rússia, no Terek Grozny, e logo depois no Akhmat Grozny, de 2017 a 2021. Ele também defendeu o Goztepe, da Turquia. Wilker ainda disputou a Copa América por duas vezes pela seleção venezuelana.
Matheus Teixeira
O goleiro foi anunciado no dia 20 de fevereiro. Ele chegou por empréstimo do Bahia.
Matheus Henrique Teixeira tem 24 anos e é natural de São José do Rio Preto (SP). O goleiro é formado na base do Palmeiras. Em 2019 ele chegou na categoria Sub-20 do Bahia, onde se profissionalizou no ano seguinte. Matheus teve destaque na conquista da Copa do Nordeste. Na semifinal defendeu duas penalidades e na decisão pegou mais uma cobrança. Na última temporada, o atleta foi emprestado ao Oita Trinita, do Japão.
Tobias Figueiredo
O português foi anunciado no dia 7 de março. O zagueiro chegou por empréstimo do Fortaleza.
Tobias Pereira Figueiredo tem 30 anos e nasceu na cidade de Sátão, em Portugal. O zagueiro iniciou a carreira nas categorias de base do Sporting, onde se profissionalizou. No período, teve uma passagem pelo Nacional, também de Portugal. Na temporada 2017/18, Tobias Figueiredo se transferiu para o Nottingham Forest e no clube inglês disputou a championship. No ano passado, o atleta defendeu as camisas do Hull City e do Fortaleza.
A janela fechou: e agora?
Os clubes ainda podem contratar mesmo com a janela de transferências fechada. De 1º a 19 de abril, há possibilidade de fechar com jogadores que participaram de Campeonatos Estaduais. Jogadores livres no mercado, que tenham rescindido ou encerrado contrato até o dia 7 de março, também pode ser contratados por clubes da Série A e Série B do Campeonato Brasileiro.
O Criciúma já tem um pré-contrato assinado com um atleta livre no mercado.
Yannick Bolasie
O congolês, naturalizado francês e inglês, chega no sábado (9). O atacante já conseguiu o visto de trabalho e está liberado para jogar no Brasil. Bolasie não poderá jogar no Campeonato Catarinense. Vai atuar apenas na Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro.
Bolasie apareceu muito bem no futebol inglês e o melhor momento na carreira foi entre 2012 e 20016, quando defendeu o Crystal Palace. O atleta também passou por Everton e Aston Villa na Premier League, elite do futebol inglês, entre outros clubes.