A partir desta segunda-feira, 7, Tubarão terá novo prefeito e vice. Esse é um dos desdobramentos da renúncia de Joares Ponticelli (PP) e Caio Tokarski (União), que deixaram os cargos após serem denunciados na operação Mensageiro. Pelo fato de terem renunciado e não cassados, a eleição é “indireta”, ou seja, qualquer cidadão tubaronense que cumprisse os requisitos, poderia se candidatar, mas só os vereadores votariam. A saída de Joares da prefeitura não significa a saída de seu partido, já que a chapa que deve vencer a disputa, é composta por um correligionário do ex-prefeito.
São duas chapas estão inscritas e a eleição ocorre na sessão desta segunda, na câmara de vereadores.
Jairo Cascaes (PSD) e Moisés Nunes (PP) versus José Luiz Tancredo (MDB) e Denis Matiolla (PSDB).
O cenário projeta uma vitória de Jairo e Moisés pelo placar de 10 votos a 5.
Veja como devem votar os vereadores:
Devem votar com Jairo e Moisés
Nilton Campos (PSD), Jean Machado (PSD), Fabiano Sertão (União), Luiz Gonzaga dos Reis (PP), Eraldo Pereira (Cidadania), Luciana Tokarski (Republicanos), Valdir Antunes (Progressistas), Maurício da Silva (Progressistas), além, claro, dos dois inscritos para os cargos de prefeito e vice.
Devem votar com Tancredo e Denis
Tessmann (PSC), Dorli Fernandes (PL), Tiago Zabotti (DC), além dos dois que compõem a chapa.
Caso a previsão se confirme e Jairo vença a disputa, ele cumprirá um mandato “tampão”, até as eleições do ano que vem. Pela composição das chapas e possibilidade de votos de cada um, com PSD de um lado e PL, de outro, é possível concluir que essa eleição será uma espécie de esquenta para o ano que vem, quando o atual Secretário da Casa Civil, Estener Soratto, deve ser candidato a prefeito por Tubarão. Ele, inclusive, tem cumprido agenda de pré-candidato na cidade aos fins de semana. No começo da noite deste domingo, Soratto publicou um vídeo em suas redes sociais com o que ele intitulou como "recado para o próximo prefeito". No vídeo, que pode ser visto em seu instagram, ele cita que a próxima gestão seja pautada pela transparência e na colaboração com órgãos de controle. A manifestação de Soratto menos de 24h antes da eleição, pode ser interpretada como um gesto que busca encerrar o assunto sobre sua participação ou articulação na votação de amanhã.
O embate silencioso entre PL e PSD, que serão os protagonistas das eleições municipais de 2024, é o molho que faltava numa disputa que parecia ser só mais uma disputa eleitoral. É que quem realmente articulou os 10 x 5 nem foi citado nessa matéria.