Vou dizer uma coisa que muitas pessoas que gostam de ler vão se identificar: compro mais livros do que consigo ler.
A velocidade com que adquiro livros é desproporcional à velocidade da leitura. Uma das poucas coisas com a qual sou impulsivo para comprar é o livro.
Em dezembro de 2020 parei em frente à estante para escolher aquele que iria ler e me deparei com vários que estavam lá, só aguardando pela minha leitura. Pensei: preciso zerar esta estante.
A partir daí, fiz a lista das obras por ler e as separei por mês ao longo de 2021 e, muito importante, não comprar livros no decorrer do ano.
É claro que eu sabia que o planejamento poderia não sair exatamente como eu queria, mas o segui o máximo possível, além de ler alguns outros livros que não faziam parte desta lista.
Agora, o “Zerando a Estante” vira um blog aqui no 4oito. Espaço para falar de leitura, sem me ater a lançamentos ou “livros da moda”, mas a livros que li no decorrer do ano e claro, ao longo da vida.
A intenção, é ainda dar espaço aos escritores locais, pois temos muitos talentos e ótimas obras aqui na Região Sul de Santa Catarina. Entrevistas também estarão presentes aqui, além, é claro, de resenhas de livros e muito mais deste fascinante mundo da leitura.
É escritor, conhece alguém, ou tem alguma sugestão? Entre em contato pelo e-mail [email protected].
Para começar, o glorioso Metropol e a sua história
Vamos começar não com um dos livros que li em 2021, mas há alguns anos e teve uma nova edição lançada nesta semana.
Quando tomei conhecimento do livro “Histórias Que a Bola Esqueceu”, que conta a história do time do Metropol, contatei o brilhante Zé Dassilva, autor desta obra. Pelo Facebook lhe perguntei onde eu encontraria o livro, a resposta é que estava esgotado e ele trabalhava para lançar uma nova edição, a terceira. E ela se tornou realidade agora.
Na época, consegui o livro emprestado com o colega Denis Luciano. Li rapidamente de tão bom que é, como tudo que o Zé coloca as mãos.
“Histórias que a bola esqueceu – a incrível trajetória do E. C. Metropol e de sua torcida” possui um grande rico acervo de fotos e depoimentos da época gloriosa da equipe criciumense que fez história, além da relação completa de ex-atletas, dirigentes e partidas disputadas.
A obra ainda tem prefácio de Ruy Castro e Juca Kfouri.
Para quem gosta de futebol, da história de nossa região ou simplesmente de ler, procure esta brilhante obra. Vale muito a pena.