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5 dicas para escrever uma carta de apresentação convincente

Por Redação Criciúma, SC, 24/01/2022 - 09:38 Atualizado em 24/01/2022 - 10:52

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Geralmente, quando imaginamos uma candidatura a um trabalho, pensamos automaticamente em um currículo. Porém, é possível ir um passo além e melhorar uma candidatura usando uma carta de apresentação.

Uma carta de apresentação permite que você se apresente a um potencial empregador. É também uma oportunidade de causar uma ótima primeira impressão e de mostrar porque seria a melhor pessoa para a vaga disponível. Para ajudar você a não desperdiçar essa oportunidade, deixamos-lhe 5 dicas para criar uma excelente carta de apresentação.

1 - Não repita o que está em seu currículo

Essa primeira dica pode parecer óbvia para muitas pessoas, mas você não acreditaria no número de cartas de apresentação que são uma mera cópia do currículo. Uma carta de apresentação é usada para se promover, descrever suas ambições e expressar seu entusiasmo por um novo cargo e empresa de uma forma distinta do seu currículo.

As funções principais de uma carta de apresentação são:

  • Explicar como sua experiência e habilidades se adequam com a descrição do cargo e as qualificações solicitadas;
  • Explicar por que você gostaria de obter o cargo em questão;

  • Mostrar que fez pesquisas e que conhece a empresa.

Tendo em conta essas funções, não se esqueça de que esse é um documento que deve ser único para cada candidatura.

2 - Use palavras-chave da descrição da vaga

Muitos empregadores utilizam softwares de filtragem de currículos que procuram por palavras-chave e avaliam o grau de correspondência entre os currículos ou cartas de apresentação e as descrições das vagas. Isso significa que sua carta de apresentação deve incorporar expressões importantes que você identificou na descrição do cargo.

Durante o processo de redação da carta, analise cuidadosamente o anúncio de emprego e procure qual o tipo de diploma exigido, os anos de experiência necessários, as habilidades desejadas, etc. e coloque-os caso façam sentido no seu caso.

3 - Apresente números

Se pretende escrever uma carta de apresentação que se destaque, mostre como você teve um impacto mensurável em uma organização. Ganhou novos clientes, tornou um processo mais eficiente, liderou algum projeto? Se sim, então apresente números específicos ou porcentagens para mostrar como teve um impacto positivo. Mostre que é alguém que consegue apresentar resultados. Será valorizado por isso!

4 - Atenção ao tamanho do texto

A quantidade de informação com que um recrutador se depara atualmente é imensa. Por esse motivo, foque-se no essencial e não caia na tentação de escrever demasiado.

Para não escrever muito pode, por exemplo, começar com uma introdução que desperte a atenção do recrutador e expresse seu entusiasmo com relação à vaga e à empresa. Depois, mencione suas principais habilidades, realizações e atributos, e explique por que suas qualificações se relacionam com esta função ou empresa em particular. Finalmente, agradeça ao recrutador pela consideração, reafirme seu interesse e mencione que ficaria muito feliz em ser chamado para uma entrevista.

5 - Revise seu documento

Finalmente, não se esqueça de ler novamente o seu documento para procurar por erros, repetições ou para acrescentar algo de que se tenha esquecido. Se escrever não é o seu forte, então peça a um amigo ou familiar para ajudar você. Sua escrita diz muito sobre você, por isso envie a carta apenas quando transmitir uma boa imagem.

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