Em menos de um mês as quadras da Sociedade recreativa Mampituba devem receber aproximadamente 400 tenistas de 48 países do mundo para participar da histórica edição cinquentenária do Banana Bowl, o torneio juvenil de tênis mais tradicional da América Latina. Comemorando seus 50 anos, a competição ganha ainda mais importância mundial. A competição acontece entre os dias 10 e 16 de fevereiro.
O sucesso das edições anteriores e a comemoração dos 50 anos fizeram com que o Banana Bowl fosse elevado ao patamar máximo de pontuação da Federação Internacional de Tênis (ITF – International Tennis Federation), equiparado aos quatro Grand Slams juvenis. “Hoje, o Banana Bowl, de 650 torneios infanto-juvenis do mundo, está entre os nove maiores. É muito importante para o Mampituba, para o município e para o estado de Santa Catarina receber este evento tão expressivo”, pontuou Alexandre Farias, presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT).
O Banana Bowl será realizado entre os dias 10 e 16 de fevereiro em Criciúma e no Rio de Janeiro (RJ). A Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, receberá as disputas das categorias 18 anos e Tennis Kids. Já nos clubes Marina Barra Clube e Novo Rio Country Clube, do Rio de Janeiro (RJ), acontecem os jogos das categorias 12, 14 e 16 anos.
A 50ª edição bateu recorde de países participantes, com um total de 48. A estimativa é que aproximadamente 400 atletas passem pelas quadras da S.R. Mampituba nos seis dias de competição. “A expectativa é uma das melhores possíveis. Esperamos que, juntos, possamos fazer uma das melhores edições do Banana Bowl da história”, destacou Farias.
Desde 2017
Este é o quarto ano consecutivo em que a Sociedade Recreativa Mampituba recebe uma edição do Banana Bowl. Segundo o presidente da FCT, na época, realizar a competição em Criciúma parecia um sonho distante. “Em função dos problemas que o Banana enfrentou em outros estados, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) entrou em contato conosco perguntando se Santa Catarina não gostaria de sediar. Como presidente da FCT e criciumense, eu não tinha como não trazer esse torneio para Criciúma. Foi um sonho que se tornou realidade”.
Ainda durante a primeira edição em 2017 houveram conversas com a CBT para que a competição voltasse a Criciúma em 2018, 2019 e 2020. E, diante do sucesso da primeira edição no município catarinense, o pedido foi acolhido. “Hoje, o Banana está entre os nove maiores torneios juvenis de tênis do mundo. A cidade de Criciúma e a Sociedade Recreativa Mampituba fazem parte deste seleto grupo do tênis mundial”, finalizou o presidente da FCT.