O reajuste no preço dos medicamentos já passou a valer a partir deste mês, no sábado (1°). Cerca de 95% das farmácias já aderiram ao aumento de até 5,6% no valor dos remédios. O presidente do Sindicato das Farmácias de Santa Catarina, Sérgio de Giacometti explicou o acréscimo.
“Nós tivemos no ano passado, por exemplo, uma variação de 3,5 até quase 6% e, esse ano, como a gente esteve com alguns índices de inflação no meio do ano – cada trimestre teve situações diferenciadas –, acabou fechando em 5,64”, detalhou Sérgio.
O reajuste ficou em linha com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses. Após resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), todo medicamento, seja ele genérico, similar ou de marca, tem um aumento de 5,6% em todas as linhas que o Brasil produz.
“Nós temos um caderno de preço que rege 12 meses, ou seja, agora ele só vai aumentar a partir de 1º de abril de 2024. 95% das farmácias já aplicaram o aumento, a não ser aquelas com grandes estoques”, salientou o presidente do Sindicato das Farmácias.