Apesar de todos os atrativos turísticos, o município de Nova Veneza não consta no mapa de turismo do Ministério do Turismo. Para mudar isso o Governo Municipal acionou o Sebrae para a elaboração de um plano estratégico do turismo local. O estudo foi feito e 84 ações foram elencadas pelo instituto.
As ações a serem desenvolvidas abrangem infraestrutura, comunicação, comércio entre outros. O Sebrae fez o mapeamento dos atrativos de Nova Veneza. O principal objetivo atualmente é roteirizar e transformar em um produto turístico. Para que assim o visitante prolongue a sua estadia no município.
Segundo Carolina Ghislandi, secretária de Turismo de Nova Veneza, o poder publico já está articulando para que haja um sistema de informação voltado para o turista. "Hoje Nova Veneza precisa fazer com que o turista em qualquer dia do ano chegue na cidade e se sinta acolhido. Ou antes de chegar na cidade já tenha um arcabouços de informações para saber o que que é Nova Veneza e o que que é que a cidade oferece.", disse Ghislandi. Discussão sobre sinalização turística, centro de atendimento ao turista, informações virtuais e físicas estão sendo reativadas.
Através desse fortalecimento a comercialização da rota turística será feita. O estudo do Sebrae trouxe informações como público alvo e nichos específicos para atuar no mercado e esse será o foco do município. E posteriormente investimentos na infraestrutura devem começar. Estes investimentos devem ser feitos pelo poder público como também por iniciativas privadas.
A secretária destacou que a cidade já entendeu que a vocação dela é o turismo. "Mas a cidade toda tem que olhar para esse plano como sendo seu. Se não, sozinhos nós (poder público) não vamos conseguir executar tudo", disse Carolina.