Se a safra em 2019 não foi das melhores por conta das condições naturais, o cenário promete ser diferente em 2020. "É, ao menos, o que as previsões estão indicando, estão nos animando mais", reconhece o presidente da Colônia de Pescadores Z-33 do Balneário Rincão.
A expectativa que é cardumes mais volumosos de tainhas possam se aproximar da costa no Balneário Rincão a partir desta sexta-feira, 8, exatamente uma semana depois da abertura da safra do pescado. "A Epagri Ciram lançou um aviso de vento sul forte com correnteza de sul, com isso a tainha encostaria", confirma o climatologista Márcio Sônego. "Mas o mar está muito agitado ainda nesta quinta, o que deixa uma expectativa melhor para pescaria no mar, com a tainha chegando, a partir deta sexta", salienta. "O pessoal terá condições de pegar tainhas em pequenas embarcações", salienta.
O peixe será bem vindo, já que os pescadores também sofrem os efeitos da pandemia de Covid-19. "Sim, já viemos com uma safra fraca do ano passado, já com perdas, e agora tivemos baixa também na anchova, na tainhota, a recuperação pode vir com a tainha, desde que faça bastante frio e o mar colabore. Estamos confiantes", completa Picolo.