Personalidades de Criciúma foram homenageadas na noite dessa quarta-feira, dia 12, pela Câmara de Vereadores, durante a Sessão Solene de entrega de Títulos Honoríficos de Cidadania Honorária, Cidadania Benemérita e Diploma de Mérito, realizada na Sociedade Recreativa Mampituba, que estava lotado.
O Legislativo teve a honra de homenagear 24 cidadãos e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Criciúma. O evento contou com a presença de autoridades locais e familiares dos homenageados.
A Cidadania Honorária é destinada a pessoas físicas, nascidas em outro município e que desenvolveu relevantes serviços à cidade. A Cidadania Benemérita é destinada à pessoas físicas nascidas no município de Criciúma e que tenham prestado serviços à cidade. Já o Diploma de Mérito, é oferecido para empresa ou pessoa física que tenha de alguma forma, contribuído pelo desenvolvimento do Município.
Em seu discurso, o presidente do Legislativo, vereador Julio Colombo (PSB), enfatizou a contribuição de cada homenageado na construção da história e dos valores da cidade. “O objetivo do Legislativo é andar lado a lado com as pessoas que nos ajudam a construir uma Criciúma melhor. Portanto, nada mais justo que homenagear quem dedica a sua vida para contribuir com o crescimento de nossa cidade e que aqui fez história”, declarou Colombo.
“Nesses dois anos de legislatura homenageamos mais de cem pessoas que, fazem a diferença em nosso município. O sucesso da nossa cidade vem de mãos calejadas, de pessoas que trabalham, pessoas que vieram para Criciúma em busca de um novo horizonte. O sucesso da capital do carvão é resultado do trabalho dessas pessoas e a Câmara não tem medido esforços para homenageá-los A grandeza de Criciúma significa a importância que vocês têm para a Câmara”, complementou o presidente do Legislativo.
O pastor Roberto Ronato Ohlweiler, que recebeu título honorífico de Cidadania Honorária representou todos os homenageados no discurso de agradecimento. “Em nome de todos os homenageados quero parabenizar a Câmara, abraçar todos os familiares e amigos dos nossos homenageados. Quero deixar aqui uma palavra, o reconhecimento ao qual recebemos não é motivo de cruzarmos os braços, por já termos feito muito, pois isso são nossos motores para continuar trabalhando, cada um em sua área, motivando outras pessoas, pois esse é o nosso papel, sermos influenciadores de outras gerações”, enalteceu Ohlweiler.
Durante a abertura do evento o público prestigiou um vídeo institucional narrando os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo. O vídeo produzido especialmente para a Sessão Solene é uma produção da equipe de comunicação da Câmara Municipal de Criciúma.
Confira os homenageados e vereadores responsáveis pela escolha:
Título Honorífico de Cidadania Honorária:
Aldo Sérgio Ghislandi (proposta pelo vereador Tita Belloli)
Almerindo Pizzetti (proposta pelo vereador Miri Dagostim)
Antônio Márcio Campos Neves (proposta pelo vereador Ademir Honorato)
Beatris Sgarioni Souza (proposta pela Comissão de Fiscalização)
Carlos Alberto de Araújo Ferreira (proposta pelo vereador Marcos Meller)
Daniel Proença Feijó (proposta pelo vereador Salésio Lima)
Enio Coan (proposta pelo vereador Aldinei Potelecki)
Leonezio Romano Soratto (proposta pelo vereador Alisson Pires)
Luciano Sulino da Silva (proposta pelo vereador Daniel Freitas)
Marcos José Mendonça (proposta pelo vereador Julio Kaminski)
Maria Aparecida Salvato (proposta pelo vereador Dailto Feuser)
Maria Scotti (proposta pela vereadora Angela Mello)
Narcizo Luiz Parisotto (proposta pelo vereador Jair Alexandre)
Roberto Ronato Ohlweiler (proposta pelo vereador Diego Goulart)
Valcir José Zanette (proposta pelo vereador Zairo Casagrande)
Valdir Moretto (proposta pelo vereador Julio Colombo)
Zildomar Schlemper (proposta pelo vereador Antonio Manoel).
Título Honorífico de Cidadania Benemérita
Angela Lapoli Serra Braga (proposta pela vereadora Camila Nascimento)
Marcelo Raupp (proposta do vereador Juarez de Jesus)
Ricardo Pieri (proposta do vereador Daniel Cipriano)
Rosane Búrigo Gonçalves (proposta do vereador Moacir Dajori)
Santina Dagostim Salvador - in memorium (proposta pela vereadora Geovana Zanette)
Diploma de Mérito
Movimento de Irmãos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Cidade Mineira (proposta pelo vereador Paulo Ferrarezi)
Serviço Aeropolicial da Polícia de Santa Catarina – SAER (proposta pela Comissão de Educação).