Requisito essencial e obrigatório por lei, a avaliação institucional visa regular o controle de qualidade dos projetos e ações desenvolvidos dentro de uma universidade, seja ela pública ou privada. No webinar desta quarta-feira, 27, da Unesc, o coordenador adjunto do curso de Administração, Tiago Francisco, falará sobre a importância da avaliação institucional para uma universidade.
“Nossa função é apoiar tanto a pró-reitoria acadêmica quanto a pró-reitoria de planejamento e desenvolvimento institucional com informações advindas de instrumentos que são frequentemente aplicados, com dados que conversam com instrumentos de avaliação determinados pelo Ministério da Educação [MEC], mas também com aqueles da própria instituição”, disse Tiago.
Apesar de ser necessária em toda e qualquer instituição de ensino superior, Tiago destaca a tamanha importância da avaliação na Unesc, como uma universidade comunitária. “A avaliação tem cumprido o papel de ajudar a acompanhar as mudanças do ambiente interno e externo. Em geral, todas as instituições precisam, mas no nosso caso esses dados tem uma consistência ainda mais interessante”, disse.
Tiago ressalta ainda uma mudança significativa no corpo de avaliação proposto pelo Ministério da Educação desde 2017. Segundo o professor, há uma maior flexibilização na regulação dessas avaliações de ensino superior. “Uma flexibilização importante do ponto de vista da regularização, mas que aumenta muito a responsabilidade das instituições”, declarou.