Um dos países mais novos do planeta, a Croácia está em seu quinto Mundial. Finalista da Copa, o país acabou em terceiro na edição de 1998. Disputando competições desde a Euro 96, seu uniforme xadrez nas cores vermelho e branco sempre chamou atenção, já que normalmente as camisas de seleções são lisas.
O xadrez é uma identidade nacional, presente no brasão de armas do país. Sua origem é controversa, sendo que a teoria mais forte aponta ser referente as duas etnias do país: Croácia Vermelha e Croácia Branca. Outra explicação diz que o símbolo homenageia uma vitória do rei Drzislav, contra Pedro II Orseolo, valendo o comando de Dalmácia, uma região croata.
O uniforme de 2018 traz o xadrez vermelho apenas na parte da frente, a parte de trás é praticamente toda branca. O uniforme reserva também apresenta detalhes seguindo a tradição, mas utilizando outras cores, o preto e o azul escuro. A atual roupa dos goleiros não possui detalhes em xadrez, mas no passado algumas edições contaram com essa característica.