Pela terceira vez, skatistas brasileiros estarão em Criciúma para participar da etapa de Santa Catarina do STU National. Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, acontece a modalidade Street. Em entrevista coletiva, os atletas deram as suas impressões para o evento.
LEIA MAIS:
O campeão do STU Open Rio, João Lucas Alves, o Xuxu, elogiou o nível da pista. “É meu terceiro ano competindo e ela tem um nível muito bom para a nossa técnica. Vai ser acirrado o resultado”, disse. A expectativa para o atleta é ter um resultado melhor do que da ultima vez, quando ficou em quarto lugar na competição.
O atual campeão da modalidade em Criciúma, Lucas Rebelo está no evento para defender o seu título. O skatista teve uma grave lesão em maio do ano passado, quando sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Ele diz estar recuperado e pronto para o evento. “Estou confiante e com força, acredito que o importante é a cabeça estar em dia”, comenta.
A etapa do ano passado teve um clima quente, com temperaturas beirando os 36°C na época. “Na competição, não sentimos o calor e as dores, então, independente do tempo que estiver, estaremos focados para não sentir tanto”, destaca Rebelo.
Para Carla Karolina a expectativa é alta e ela ressalta o apoio da torcida da cidade. “Pude sentir a energia do público, estão sempre ajudando a galera e aplaudindo. E eu, como skatista, fico feliz de estar em um lugar que tem isso. Nós inspiramos as crianças e vai ser um evento daora”, diz.
Apesar de não conseguir pódio no ano passado em Criciúma, Carla foi vice nas etapas de Porto Alegre e Recife do STU National 2022. “A gente vem treinando muito junto com a Seleção Brasileira e isso me deixa animada para os campeonatos. A expectativa é muito alta e eu acabei me superando”, explica Carla.
Voltando de uma lesão após operar o tornozelo, Kemily Suiara está feliz ao retornar em Criciúma e de voltar a manobrar. “Vai ser só alegria e espero que meu resultado seja muito legal”, explica. “A pista é muito boa e ela e está em um nível nacional”, complementa a skatista.
Representar o Brasil nas olímpiadas em 2024
No ano que vem, Paris será sede dos Jogos Olímpicos em 2024 e o STU National em Criciúma pode ser uma preparação para esses atletas que desejam representar o país.
“Venho trabalhando em cima disso para que eu seja um dos representantes brasileiros", diz Xuxu. Para Lucas nada é mais incrível do que representar o país e mostrar para o mundo que aqui tem um bom nível de skate.
“Todo mundo está treinando para ter grandes resultados então tem que estar treinando e se dedicando para entrar no top do ranking mas quem for vai estar dando um grande show”, destaca Carla.