Propor experiências em diferentes formas está no dia a dia da Unesc e na 13ª Jornada de Psicologia e 8º Congresso de Psicologia Social não é diferente. Com o tema central "A psicologia nos tempos atuais: ética, desafios e possibilidades", os acadêmicos mergulharam nas práticas e nos avanços científicos da profissão e estão tendo contato com profissionais da área abordando as suas trajetórias e o mercado de trabalho em evento que ocorre no Auditório Ruy Hulse, na Universidade até sexta-feira (26).
A programação, que iniciou nesta quinta-feira (25/08), conta com palestras e mesas redondas. Para a coordenadora da área da Saúde da Unesc, Graziela Amboni, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, na abertura do evento, o interesse de cada um em participar de tamanho evento é fundamental para o conhecimento absorvido nos dias de atividades. "Participem e aproveitem cada momento. Tenho certeza que todos sairemos diferentes dessa Jornada que foi preparada com muito carinho", destacou.
Segundo ela, a cada ano a Jornada evolui e os alunos entendem a importância dessa ação. "É uma oportunidade de conhecimento e de amplitude", ressaltou. "Todos vão sair daqui com muito conhecimento da vida profissional", complementou a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes.
Quem também acha toda essa movimentação incrível para cada acadêmico é a presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso, Geovana Lisa Paraguai. "Estávamos sentindo falta dessa Jornada presencialmente. Aproveitem cada oportunidade desses dias", descreveu.
A professora Nerilza Volpato uma das criadoras do curso também esteve presente e deixou o seu recado. "Temos muito o que comemorar. Esse é um momento oportuno para troca de experiências", falou.
Troca de conhecimento
Ainda durante o evento, representantes de grupos de pesquisa explicaram as experiências e os campos de atuação, além das áreas estudadas. Uma delas foi a fisioterapeuta e mestranda Laura Casagrande, que faz parte do Grupo de Proteção e Reparo Tecidual, coordenado pelo professor doutor Paulo Silveira. Para ela, a inicialização científica é uma ótima forma de preencher o currículo.
Guilherme Lodetti é biólogo e doutorando do Laboratório de Pesquisa Translacional, coordenado pelo professor doutor Eduardo Pacheco Rico. Ele faz parte do grupo de pesquisa em Alcoolismo e, para ele, o fato de estar inserido na iniciação científica, traz grandes conhecimentos.
Quem também compartilhou suas experiências foi a biomédica Laura de Araujo Borba, que faz parte da Unidade de Pesquisa em Depressão com a coordenação da professora doutora Gislaine Zilli Réus.
Além dos acadêmicos, profissionais da área também estiveram no palco dialogando com os participantes. Francinéle Becker, especialista em psicologia do esporte foi uma das palestrantes. A convidada atua no Criciúma Esporte Clube e compartilhou sua trajetória e sobre os campos de atuação. Além de psicóloga do clube, Francinéle também trabalha com atletas de tênis, de tiro ao prato, de natação e atletas paraolímpicos.
O evento é aberto ao público em geral e interessados podem se inscrever pelo link: http://www.sympla.com.br/event__1566059
Programação:
Ainda fazem parte da programação palestras com os temas "Direitos e deveres do Psicólogo", com a psicóloga Sintia Regina Bonatti Reif. A palestra será nesta quinta-feira (25/08), às 19h30, contará com a mediação das alunas Vitória Bisognin Ceretta e Fabiana Torres.
O consultor Tiago Colombo falará sobre "Organização financeira: como cuidar da parte financeira de um consultório", às 21h. A mediação ficará a cargo das acadêmicas Fabiana Torres e Julio Motta.
Na sexta-feira (26/08), a partir das 8h, haverá a palestra com o tema "Atuação do Psicólogo no SUAS" abordado pela profissional Fernanda Maia e com mediação do vice-presidente da jornada, Iago Martins.
A palestra sobre "Supervisão pós formado: devo fazer? Qual a importância", proposta pelo psicólogo Samuel Oliveira será às 10h, e também contará com a mediação de Iago Martins.