O Campeonato Catarinense de 2007 teve a Chapecoense como campeã e o Tigre como vice. E porque falarmos do Estadual de 2007? Foi a última vez que o Próspera disputou a competição. No ano que vem o Time da Raça estará novamente entre os melhores do estado. O acesso foi confirmado no último domingo após vitória de 1 a 0 sobre o Navegantes.
Aquela competição não é de boas lembranças para a equipe criciumense que terminou em último com sete pontos. O penúltimo, Joinville, somou 19. Em 22 jogos, o Próspera teve cinco vitórias, quatro empates e 13 derrotas. Marcou 30 gols e sofreu 55, fechando com um aproveitamento de 10,6%. Naquele ano, o time sofreu a maior goleada do campeonato: 8 a 1 para o Atlético de Ibirama.
Porém, a campanha não era suficiente para ser rebaixado, mas o Próspera acabou perdendo 12 pontos devido à escalçaõ irregular de um atleta. E foi justamente na goleada sofrida para o Ibirama que o problema começou. O Time da Raça tinha o volante Felipe pendurado por dois cartões amarelos e ainda no primeiro tempo ele recebeu dois cartões amarelos e foi expulso.
Na rodada seguinte, o volante cumpriu a suspensão automática, mas continuou pendurado por dois cartões amarelos recebidos em partidas anteriores. Mas na segunda rodada do returno, diante do Marcílio Dias, o jogador voltou a ser advertido com um cartão amarelo e completou a série de três cartões que valia uma suspensão. Porém, ele acabou atuando nos jogos seguintes.
Nova história
Após conquistar o acesso, o Próspera joga a final contra o Hercílio Luz. O primeiro jogo será nesta quarta-feira, 16, às 16h, no Estádio Mário Balsini, em Criciúma. O jogo de volta é no próximo domingo, 20, em Tubarão.