Ainda em seu segundo ano como Centro de Inovação Social, a Abadeus já recebeu um reconhecimento de nível estadual. A instituição está entre os três finalistas do Prêmio Inovação Catarinense, da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) na categoria Inovação de Impacto Socioambiental.
Em 2021, a Abadeus se reestruturou como Centro de Inovação, o primeiro do estado e um dos únicos do Brasil. “No segundo ano do nosso Centro de Inovação, já estamos participando dos três finalistas do maior prêmio de inovação de Santa Catarina. Isso é histórico para uma entidade de terceiro setor”, avalia o gestor de inovação Maicon Canever.
Antes, como instituição beneficente, era difícil associar o local a inovação e tecnologia. Porém, a Abadeus prova justamente o contrário. “Historicamente, a gente aprendeu que a inovação e tecnologia se concentram em centros tecnológicos, centros de pesquisa, universidades… Nós, da Abadeus, com esse tempo de experiência trabalhando com as comunidades vulneráveis, entendemos que ciência também deve ser utilizada para impulsionar essas comunidades”, salienta o gestor.