Criciúma irá receber, na tarde desta quarta-feira (16), uma conferência microrregional do programa SC Mais Inovação, com autoridades estaduais do assunto. A reunião acontece a partir das 14h, na sede do Crio, e é uma das 21 realizadas pelo projeto no estado. O objetivo da conferência é polularizar o assunto.
"Para a gente discutir realmente a inovação da forma como nós estamos fazendo, que é popularizá-la e deixar claro que inovação não é só alterar um cabeamento, mudar um prefeito", conta o secretário executivo da Acafe, Adriano Rodrigues, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na manhã desta terça-feira (15). "O SC Mais Inovação leva para o estado de Santa Catarina 21 hubs de inovação. Cada ponto do estado, cada microrregião dessa, tem um agente de inovação e uma estrutura para pensar a inovação naquela região", acrescenta.
Segundo Rodrigues, a meta do projeto é concluir uma legislação em todas as cidades do estado, que engloba cinco leis de inovação adequados à legislação nacional e estadual. Porém, atualmente, menos de 15% dos municípios catarinenses possuem uma lei para isso. "Apenas 38 municípios têm uma lei, um marco legal, que são cinco leis de inovação que deixam o município adequado à legislação nacional e estadual. Então, nós estabelecemos o que a gente chama de marco legal. A meta é chegar em dezembro com 100% dos municípios catarinenses com uma legislação aplicada e moderna e conectada", informa.
Para Marcelo Fett, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o governo de SC pretende tornar do estado um dos mais inovadores do país. "É um programa que procura conectar o setor produtivo tradicional, a base econômica existente, com o setor de tecnologia e inovação. Procura conectar as universidades com o setor público, com o setor privado e com o governo. É um programa que busca atender o anseio de fazer com que Santa Catarina se torne, de fato, o estado mais inovador do país, ultrapassando, inclusive, São Paulo", revela.
Conforme informado por ele, o projeto conta com o maior investimento da história do estado na área. "A gente tem em torno de R$ 400 milhões, que é o maior investimento da história de Santa Catarina em ciência, tecnologia e inovação", destaca.
Ouça, na íntegra, a entrevista de Adriano Rodrigues e Marcelo Fett: