A Abadeus se prepara para receber seu 3º Fórum Internacional de Inovação Social nestas terça e quarta-feira (23 e 24/4), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento promove, discute e compartilha experiências sobre as novas práticas de sustentabilidade social e econômica. É o principal encontro sobre o tema em Santa Catarina. A inscrições para podem ser feitas neste link.
A participação é gratuita, mas existe a opção do "ingresso solidário", em que o interessado pode contribuir financeiramente com a Abadeus ao pagar uma taxa de R$ 49,99 (ou em até 12 vezes de R$ 5,07). Como retribuição, o participante recebe um livro sobre inovação social e uma bolsa do Sicredi contendo uma caneta e um bloco de anotações.
Cases nacionais e internacionais
A abertura oficial do Fórum ocorre às 19h desta terça-feira (23), com a apresentação musical da Escola de Artes Abadeus. A noite segue com a palestra do secretário nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, falando sobre "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". E a coordenadora nacional do Programa Inclusão Socioprodutiva do Sebrae Nacional, Renata Cândida de Souza, encerra com "A Inclusão Socioprodutiva como Estratégia para Transformação de Territórios".
No dia seguinte, o evento segue até o meio-dia. A apresentação inicial será com a diretora executiva da Abadeus, às 8h30. Além da abertura, ela trará uma retrospectiva sobre o Fórum de Inovação. Em seguida, o evento conta com dois cases internacionais. Natália Montbeller, da Unesco Sost, fala sobre "Habilidades Sólidas em Tempos Líquidos" e a doutora Constança Nunes, da Maze Impact Portugal, traz o tema "Inovação e investimento social como oportunidade para todos: aprendizagens do contexto português".
Dois cases nacionais encerram o evento. O gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, aborda a "Inovação Social: estratégias para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades". As palestras encerram com a coordenadora-geral de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Giselle Sakamoto Souza Vianna.
"O 3º Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus é um espaço necessário para compartilhar e discutir novas práticas de sustentabilidade social e econômica. Teremos palestrantes nacionais e internacionais renomados, trazendo insights valiosos sobre temas como ciência, tecnologia, inclusão socioprodutiva e investimento social. Serão dois dias de aprendizado e reflexão, esperamos que as discussões inspirem ações concretas para um futuro mais justo e sustentável", frisou o Gestor de Inovação da Abadeus, Maicon Canever.
Fortalecimento da iniciativa
Atraindo uma diversidade de públicos, o 3º Fórum Internacional de Inovação Social proporciona uma oportunidade de aprendizado sobre o potencial da inovação na realidade social e econômica do Brasil e do mundo. Para ser realizado, o evento conta com o patrocínio da Prefeitura de Criciúma, Shopping Nações, BRDE, Contato Internet, Canguru Embalagens, Imbralit, Rio Deserto, Sicredi e Unesc. Os apoiadores institucionais são a ABRH SC, Portugal Inovação Social, Sebrae, Acic, Bossa Experiências Criativas, NZBT Comunicação, Carvão +, MPT e TRT 12.
"Sem o comprometimento e o suporte desses parceiros, não seria possível oferecer um evento de tamanha relevância e impacto para nossa região. A presença dessas empresas e entidades é fundamental para fortalecermos essa iniciativa e ampliarmos seu alcance. O Fórum é um ponto de encontro e compartilhamento de práticas inovadoras que podem transformar nossa comunidade", destacou a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
--
Colaboração: Giovana Bordignon