Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Abertura da Semana Santa acontece no próximo domingo na Diocese de Criciúma

Na Catedral São José, as celebrações ocorrem às 10h e 19h, com benção e procissão

Por Redação Criciúma, SC, 29/03/2023 - 13:34
Foto: Divulgação/ Diocese de Criciúma
Foto: Divulgação/ Diocese de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Domingo de Ramos, celebrado no próximo domingo (2), representa para os católicos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, aclamado pelo povo como "Aquele que vem em nome do Senhor". A solenidade, marcada pelo rito da Bênção e Procissão de Ramos, marca o início da Semana Santa, período litúrgico na qual os fiéis celebram os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

"Jesus foi acolhido solenemente em Jerusalém montado em um jumentinho, é aclamado pelo povo, mas depois também é traído. Através do pecado muitos imitam aquele gesto pedindo a Sua crucificação, mas todos aqueles que têm fé e servem a Ele encontram a acolhida e a misericórdia. Esse é o verdadeiro exemplo que devemos seguir, acolher Jesus também no coração vivendo com alegria e esperança", pontua o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Na Catedral São José, em Criciúma, as celebrações ocorrem às 10h e 19h, com a tradicional Benção e Procissão de Ramos partindo do Colégio São Bento. Haverá ainda missa às 8h e às 17h, sem procissão. Em Caravaggio, as missas no Santuário iniciam no sábado, às 19h, e no domingo, as solenidades ocorrem às 8h e 10h. No Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, as missas serão realizadas às 9h, 11h, 15h e 18h. Em Araranguá, no Santuário Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, os fiéis poderão participar às 7h30, 16h e 19h.

Além das atividades dos santuários diocesanos e da Catedral, neste dia, as paróquias da Diocese de Criciúma fazem a sua programação com procissões e missas em diversas comunidades.  Na quinta-feira (6), sendo encerrada a quaresma, inicia-se o Tríduo Pascal. Na Catedral São José, às 10h, o bispo diocesano preside a Missa dos Santos Óleos, com a presença de todo o Clero, para a renovação das promessas sacerdotais.

Coleta Nacional da Solidariedade

Gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), a Coleta da Solidariedade é realizada em âmbito nacional, todos os anos, no Domingo de Ramos. Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

A coleta tem a seguinte organização: do total arrecadado, 60% permanece na Diocese para compor o Fundo Diocesano de Solidariedade, administrado pela Cáritas Diocesana, e 40% é enviado ao Fundo Nacional de Solidariedade, que é administrado pela Cáritas Brasileira, ambos destinados a projetos sociais.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito