Pela 13ª vez o curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou o Imposto de Renda na Praça, ação de Extensão com o foco de orientar a comunidade sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).
Durante toda a manhã desse sábado (15/04) cerca de 80 acadêmicos, ao lado dos professores, repassaram informações para as pessoas que circulavam pela Praça Nereu Ramos.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta que o Imposto de Renda na Praça é mais uma ação que representa a essência de uma Universidade Comunitária como a Unesc, que completará 55 anos em junho de 2023.
"Estamos colhendo os resultados de mais de uma década de ação que é uma oportunidade para os estudantes vivenciarem os conceitos das Ciências Contábeis na comunidade, na contribuição com aquelas pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda ao repassar informações para que cada uma delas entendam que, por meio de sua declaração podem contribuir com o desenvolvimento social", cita.
Conforme a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andréia Cittadin, a atividade alcança vários objetivos. "Para os estudantes é a possibilidade de fazer a vivência prática dos conteúdos que aprenderam em sala de aula; para as instituições é a chance de captar recursos; para a comunidade é ter conhecimento e esclarecer dúvidas. Já com relação à profissão, é a oportunidade de mostrar para a sociedade que o contador contribui com o desenvolvimento, tanto econômico quanto social", enfatiza.
Mais ações
No dia 2 de maio, data em que é comemorado o Dia da Extensão, será realizada nova atividade alusiva ao tema, com atendimentos gratuitos no campus da Universidade. O agendamento pode ser feito por meio do Whatsapp (48) 3431 – 2678.
Já no próximo dia 6 de maio, o Imposto de Renda na Praça ocorre na Praça Hercílio Luz, em Araranguá, também das 9h às 12h. Em 2023, o prazo para prestar contas teve início no dia 15 de março e encerra em 31 de maio.
"Todas essas ações são gratuitas e contarão com acadêmicos e professores à disposição para dar direcionamento a todos que tiverem dúvidas sobre a declaração", salienta o coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali.
Parcerias
O Imposto de Renda na Praça tem a parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC).
"O evento foi uma ótima oportunidade de estarmos próximos da comunidade, orientando-a, e dos acadêmicos da Unesc, por meio da campanha 'Contador com Orgulho'. Os estudantes são o futuro da nossa profissão e é importante que nos apoiem na valorização dela desde já", fala o presidente do Sindicont Criciúma e Região, Agostinho José Damazio.
"Considero que estamos exercendo o nosso papel como entidade. Contribuímos para que os cidadãos cumpram suas obrigações fiscais de forma correta. Saímos felizes e realizados", fala o presidente do Sescon Sul SC, Alcebíades Schefer.
Destinação de recursos para crianças, adolescentes e idosos
A comunidade também recebeu informações sobre como contribuir com crianças, adolescentes e idosos. Ao realizar a declaração os contribuintes podem destinar até 6% do imposto para os fundos municipais.
Quem optar pelo modelo completo da declaração pode destinar até 3% do imposto ao FIA e outros 3% ao Fundo do Idoso. As doações são feitas por meio do pagamento de uma guia (DARF) com o valor informado, que será abatido do imposto a ser pago.
Entretanto, quem tem direito à restituição também pode contribuir. Nesse caso, o total doado será posteriormente acrescido ao montante a restituir.
"Vimos nessa iniciativa uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a ajuda que elas podem fornecer à estas políticas públicas no momento da declaração de Imposto de Renda. Estamos agradecidos à Unesc pela parceria nessa ação que tem um propósito muito importante da comunidade", fala a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Pâmela Ghisi.
Serviços gratuitos
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é voltado a atender gratuitamente a população com menor poder aquisitivo, prestando orientações sobre assuntos das áreas contábeis e fiscais.
O setor está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante, na Unesc. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.