"Educação para o desenvolvimento de Santa Catarina" foi um dos temas abordados no evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais LIDE SC, que ocorreu nesta semana, no Garten Shopping, em Joinville.
Representando a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), reitora da Unesc, Conselheira Estadual e Nacional de Educação, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão (Propiex) da Unesc, Gisele Coelho Lopes, foi uma das palestrantes do encontro.
Segundo a pró-reitora, mais de 80% das matrículas estão no sistema Acafe e 26,4% de pessoas com 18 a 24 anos que moram em Santa Catarina estão no ensino superior. "A Acafe é o maior ecossistema de educação de Santa Catarina. A vocação das universidades comunitárias está orientada para desenvolvimento das regiões onde estão instaladas, são 162 mil alunos, 91 patentes registradas e 473 empresas incubadas. Representamos mais de 70% das matrículas no ensino superior", ponderou.
Gisele destacou ainda que o profissional do novo tempo precisa ser orientado para resolução de problemas, ter capacidade analítica, voltar-se à inovação e empreendedorismo e os negócios precisam ser sustentáveis. "Somos o segundo estado mais competitivo do Brasil, o primeiro em desenvolvimento industrial e o terceiro em desenvolvimento da educação de excelência", completou Gisele.
Atenção ao projeto Faculdade Gratuita
Na abordagem sobre o futuro da educação, Gisele não poderia deixar de citar o projeto "Faculdade Gratuita" do governo do Estado, uma das grandes ações lançadas já na campanha do atual governador Jorginho Mello. "O projeto já conta com grande repercussão e expectativa e tem tudo para ser mais um grande passo na educação superior catarinense. Acreditamos que a proposta tenha a finalidade de proporcionar a equidade, a inclusão e a permanência dos estudantes no ensino superior de excelência em nossas universidades", apontou.
Quando implementada de acordo com os dispositivos orçamentários do governo e da disponibilidade das Instituições de Ensino Superior (IES), conforme Gisele, a proposta deverá se tornar um case internacional de sucesso. "Este deve ser um dos maiores programas de desenvolvimento já vistos. Temos exemplos como da China e da União Européia, que em diferentes momentos investiram em projetos de ensino e pesquisa e conquistaram resultados expressivos no desenvolvimento, algo que, conforme as evidências, deve se repetir em Santa Catarina a partir desse mecanismo de acesso ao ensino superior. Não há desenvolvimento social e econômico sem a educação na base", acrescentou.
Temáticas
Para o presidente do LIDE SC, a palestra de Cleverson Siewert foi "a oportunidade de discutir com líderes empresariais as parcerias público-privadas, a estratégia de desenvolvimento econômico do Estado e como as diretrizes do governo podem criar um ambiente favorável aos negócios".
Economia, sustentabilidade e cidades inteligentes foram alguns dos assuntos discutidos no encontro, que contou ainda com a presença dos principais empresários do Norte de Santa Catarina, membros do governo estadual, mídia especializada e convidados.
O evento inaugurou o calendário de encontros do Lide SC em 2023 que lançou o Movimento por uma Santa Catarina ainda mais Produtiva e Competitiva, que visa realizar uma série de iniciativas como encontros regionais com líderes de setores estratégicos para o crescimento econômico.
Lide
O LIDE SC é um grupo de líderes empresariais, atua em todo o país e em todos os continentes, possui 20 anos no Brasil e 10 anos em Santa Catarina. É formado em sua maioria por empresas que faturam acima de R$ 200 milhões por ano. São empresas que representam 52% do Produto Interno Bruto (PIB) privado nacional.