Assim como milhares de voluntários em diversos países, psicólogos de Criciúma se engajaram na campanha Setembro Amarelo e irão promover uma ação de conscientização neste sábado, dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A partir das 10 horas, eles estarão na praça Nereu Ramos repassando orientações e tirando dúvidas sobre como ajudar pessoas em situação de risco.
O evento é uma iniciativa do Movimento Psicologia na Rua, que reúne psicólogos voluntários e estudantes de Psicologia em mais uma ação em prol da saúde mental. “No mês de agosto trabalhamos para quebrar tabus e preconceitos em relação à Psicologia. Agora, nosso foco é informar as pessoas sobre como podemos prevenir casos de suicídio. É uma iniciativa fundamental e que precisa ecoar durante o ano todo, mas que neste momento se une a um esforço global de conscientização”, explica a psicóloga Carina Mengue, que integra o grupo de organizadores.
Quem passar pela praça Nereu Ramos poderá tirar dúvidas com os psicólogos e, também, receber materiais informativos sobre o tema. Segundo a psicóloga Regina Rabelo, é fundamental esclarecer a população sobre como ajudar as pessoas que estão sob risco. “Identificar sinais e saber como prestar assistência a quem está em sofrimento extremo é o primeiro passo para salvar vidas. Por isso, é tão importante o engajamento de toda a sociedade nessa campanha”, alerta a psicóloga.
Durante a ação deste sábado, haverá também distribuição de brindes recebidos de empresas apoiadores da causa da saúde mental.