Para ajudar o contribuinte a pôr suas contas em dia, a Prefeitura de Criciúma colocou à disposição dos criciumenses a campanha "Criciúma Legal" no início do mês. O objetivo é facilitar o pagamento de dívidas e oferecer a oportunidade de ter o nome limpo aos cidadãos. A primeira ação da campanha foi o Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Ao aderir ao programa, a pessoa física ou jurídica recebe desconto de 99% sobre multas e juros de qualquer débito que esteja inscrito em dívida ativa, de 2017 e anos anteriores.
Segundo o secretário da Fazenda de Criciúma, Celito Cardoso, a adesão ao Refis por parte do Criciúma está acima do esperado. “Só para ter ideia, ontem atendemos 250 pessoas e dessas deu negócio em mais de 220 casos. Então, eu diria que está até acima da expectativa. Estamos acima de R$ 2 milhões de negócios feitos em duas semanas, vai atingir a meta que estabelecemos com certeza”, afirmou.
Cardoso também esclareceu a dúvida de um ouvinte da Som Maior FM que informou que foi até a Prefeitura para fazer o pagamento do IPTU, por causa da campanha "Criciúma Legal", mas que, além de não ter recebido desconto, não conseguiu parcelar e houve um aumento no valor.
“Isso só acontece quando ainda não está em cartório, porque deve ser IPTU de 2018 e não está protestado. Como não foi dado descontos e o prazo termina no fim do ano, está dentro do programado. Quando falamos em IPTU é até 31 de dezembro de 2017, o de 2018 ainda está dentro do ano. Então ele vai pagar dentro da modalidade normal”, esclareceu.