Das duas rotas de voos entre Jaguaruna e São Paulo, uma permanece ativa neste período de crise do coronavírus. A Azul suspendeu os voos até junho, no último dia 22, enquanto a Latam anunciou o funcionamento intermitente. Com o anúncio da Anac de retorno dos voos em todas as capitais estaduais e em 19 cidades interioranas no país, a partir de sábado, 28, a RDL, que administra o aeroporto de Jaguaruna, está tentando o retorno antecipado dos voos da Azul.
Nacionalmente, as companhias Gol, Azul e Latam garantiram voos para as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, além de outras 19 cidades do país, de sábado até abril. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), disse que recebeu das empresas os últimos ajustes no redimensionamento da malha aérea brasileira, em razão da pandemia do novo coronavírus.
"Com a redução drástica de voos em março, em decorrência da pandemia do coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. A malha emergencial é 91,61% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período. Considerando a programação da Gol, Azul e Latam, a queda é de 56,06% das localidades atendidas, passando de 106 para 46. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241", informou a Anac.
Em Jaguaruna, os voos da Latam permanecem em dias intermitentes: nesta semana, não decolaram nem pousaram na segunda e na quinta-feira. Também não haverá voos no sábado e na próxima segunda-feira.
* Com informações da Agência Brasil