O Governo do Estado de Santa Catarina nesta segunda-feira (01), deu início ao processo de concessão à iniciativa privada do Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e a SCPAR. O primeiro passo foi assinar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Aeroporto dentro do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SC).
Nesta manhã (02), o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, falou em entrevista ao programa Adelor Lessa sobre esse processo. "Nós temos 30 dias para as empresas se habilitarem para fazer o projeto de concessão", disse e que após isso as interessadas devem desenvolver um projeto dentro de 120 dias. Esse prazo é para elaborar a modelagem econômica, análise ambiental e de operação técnica do aeroporto.
Em Julho de 2021, uma comissão formada por técnicos da SIE e da SCPAR começam a avaliar os projetos apresentados. A previsão de Thiago é que no início de 2022 possa ser aberto o processo licitatório. Ele também relembra que o processo de concessão de aeroportos podem se estender e menciona o caso de Curitiba e Navegantes que deram início ao processo há 4 anos.